A EQUIPE DE SAÚDE NA ADVOCACIA DO PACIENTE

O tema não é tão recorrente quanto o sofrimento moral, ou assédio, mas,  vem ganhando cada vez mais espaço em congressos, simpósios e publicações relacionadas à categoria da enfermagem. Falamos da  advocacia do paciente, assunto da palestra desta quarta-feira, segundo dia de atividades da Semana da Enfermagem do Hospital Centenário. Ao defender   que alguém precisa interceder pelo paciente, e que tal atribuição é da equipe de saúde, e não ato exclusivo da enfermagem, a enfermeira e doutora em Administração, Ane Linden, afirma que a advocacia, neste sentido, é um aspecto muito importante porque melhora as condições da assistência em saúde, e garante maior autonomia aos pacientes.

Garantir o direito à informação, a serviços dignos, denunciar quando presenciar ou tiver conhecimento de situações de exploração, são alguns dos pilares da advocacia do paciente, segundo Ane. Mas não se faz sozinho. A advocacia do paciente está dentro do conceito de equipe interdisciplinar de saúde. Por isso, o conhecimento, a formação continuada, autonomia, resiliência, empatia, e o empoderamento, são requisitos essenciais para exercer a advocacia em favor daqueles que se encontram sob nossos cuidados”, enfatizou.

Com o tema Reflexões e perspectivas, a Semana da Enfermagem segue até a quinta-feira, dia 17. Na programação, palestras, debates e oficinas sobre temas relacionados à profissão. Em sua 21ª edição, a semana é voltada a homenagear e valorizar a categoria com o maior número de trabalhadores/as da instituição: são 58 enfermeiros/as, 207 técnicos/as e 108 auxiliares de enfermagem.

IMG_7977IMG_7957IMG_7955

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *