A vitória do seu Antenor

O dia 14 de abril entrará para o calendário festivo da família Lopes, de São Leopoldo, como a data do segundo aniversário do seu Antenor Lopes. Internado desde o dia 1º de abil, o idoso de 85 anos foi o primeiro paciente da Emergência Covid-19 do Hospital Centenário a receber alta e voltar para casa , no Arroio da Manteiga, onde seguirá com os cuidados e a proteção necessários para sua saúde e da sua família.

Três dos quatro filhos: Paulo Adriano Lopes, 49 anos, Fabiana, 45, e Patrícia, 44, não contiveram a emoção ao receber a notícia, da enfermagem e da presidenta do Centenário, Lilian Silva, de que chegara a hora de levar o pai para casa. O choro e os aplausos correram soltos quando ele apareceu batendo palmas, na cadeira de rodas, ao lado do médico infectologista Breno Milman, que acompanhou o caso. Seu Antenor foi o primeiro paciente a tocar o sino da vitória, instalado na recepção da Emergência para celebrar a vitória dos pacientes que forem recuperados.

“É uma sensação de vitória, de missão cumprida como equipe, envolvendo profissionais de todas as áreas do Hospital, até a Administração. Estamos todos aprendendo a lutar nesta guerra, que é nova para nós, e que todos estamos abraçando juntos”, disse, emocionada, a enfermeira Neusa Maria de Souza David, 51 anos, há 14 no Centenário. Há 13 anos no Hospital, a enfermeira Cláudia da Silva, 43, também celebrou. “Seu Antenor nos mostrou que com o empenho de todos da equipe, é possível reverter quadros que podem contrariar prognósticos desfavoráveis, como o dele, e comemorar a vida. Queremos contar muitas histórias assim”, celebrou.

Por curiosidade, quem emprestou o sino para o Hospital foi o empresário Édio Zang, que tem a mesma idade do seu Antenor. Quando está reunido com os filhos e netos, Zang gosta de badalar o sino para chamar a família à mesa de refeições. A ele, nosso muito obrigado pelo empréstimo, e ao seu Antenor, desejamos que possa reunir a família muitas e muitas vezes, ao redor da mesa.

[Jornalista Ana Garske | MTb 8443 | Vídeo: Jornalista José Luís Zasso MTb 17.341| Fundação Hospital Centenário|