ARRAIAL DA DOAÇÃO

Conhecida pela maioria das pessoas, a brincadeira em que se tenta acertar a boca do palhaço com uma bola de plástico parece fácil, mas poucos acertam o alvo. Neste ano, a Comissão Intra-Hospitalar de Captação e Doação de Órgãos do Hospital Centenário escolheu este jogo para abordar o tema da doação de órgãos com os funcionários. “Não se trata, exatamente, de uma comparação, mas de uma forma de falar com as pessoas sobre a dificuldade de doadores”, explica uma das integrantes da Comissão, a enfermeira Fernanda Estrella. Segundo ela, neste ano, foram coletados órgão de apenas um paciente no Hospital. Em 2018, foram cinco.

Com o objetivo de difundir o trabalho da Comissão e sensibilizar os trabalhadores da instituição, nesta quarta-feira, dia 26, nos horários de lanche da manhã e da tarde, a Comissão, com o apoio do setor de Nutrição e Dietética, promoveu o Arraial da Doação. O tema da doação começou a ser abordado pela mesa onde foi servida a comida, em que os diversos pratos foram trazidos pelos participantes do arraial para serem compartilhados com os colegas. Já quem acertava uma bola na boca do palhaço, recebia como prenda uma camiseta onde se lê: Sou doador!, e #1salva8.

O Hospital Centenário não realiza transplantes. O trabalho da Comissão consiste na identificação de pacientes com morte encefálica e na abordagem das famílias. Após o consentimento dos familiares, os órgãos são retirados e encaminhados à Santa Casa, hospital referência em transplantes para a Região Metropolitana. Integram a Comissão Intra-Hospitalar de Captação e Doação de Órgãos do Hospital Centenário, as enfermeiras Fernanda Estrella, Viviane Goetze, Maria Iolanda Ostremann, e o médico Marcus Ribeiro Chaves.