A Comissão Intra-Hospitalar de Captação e Doação de Órgãos do Hospital Centenário realizou, com apoio da Guarda Civil Municipal, uma blitz voltada à conscientização para a importância da doação de órgãos. A atividade ocorreu na tarde desta quarta-feira, dia 25, na avenida João Corrêa, esquina com a rua Bento Gonçalves, em alusão ao Dia Nacional da Doação Doação de Órgãos, celebrado no dia 27 de setembro. A Ação também teve a participação da Santa Casa, que trouxe para a blitz o mascote do Super Doador, e de alunos do curso de Técnico de Enfermagem do Senac, que entregaram folders, bottons e cartões de doador a motoristas e passageiros.
O Hospital Centenário não realiza transplantes. O trabalho da Comissão consiste na identificação de pacientes com morte encefálica e na abordagem adequada aos familiares. Após o consentimento da família, os órgãos são retirados e encaminhados à Santa Casa, hospital referência em transplantes para a Região Metropolitana.
Integram a Comissão Intra-Hospitalar de Captação e Doação de Órgãos as enfermeiras Fernanda Estrella, Viviane Goetze, Maria Iolanda Ostremann, e o médico Marcus Ribeiro Chaves.