Nesta sexta-feira, 24 de setembro, a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Transplantes (CIHDOT) do Hospital Centenário realizou a Blitz da Doação. Como forma de conscientizar as pessoas, durante a manhã, elas ficaram na sinaleira próxima à Instituição entregando panfletos informativos a quem passava. Durante a Blitz, duas pessoas revelaram aguardar transplante e outra já transplantada; e declararam a importância da ação para informar e incentivar que mais pessoas optem por se tornar doadoras.
O mês de setembro é também referenciado como Setembro Verde – destinado à conscientização para a doação de órgãos e tecidos. O dia 27 de setembro, próxima segunda-feira, é lembrado como o Dia Nacional da Doação de Órgãos, e para marcar a data a CIHDOT vai realizar ações dentro do Centenário com distribuição de material informativo.
A pandemia tem sido o principal inimigo das doações de órgãos no Estado e País. A média de redução gira em torno dos 40% por conta das restrições de procedimentos em função da pandemia. A exigência de testagem de possíveis doadores, receptores e a impossibilidade de doar e receber um órgão, caso tenha havido contato ou contaminação pelo coronavírus, tornou ainda mais lento o processo.
Desde 2014, o Hospital Centenário mantém a CIHDOT, grupo formado por enfermeiras, para acolher familiares, dialogar sobre o assunto e dar o apoio necessário neste momento de dor e dúvidas. O assunto sempre foi cercado de muito tabu, mas com conversa e conscientização é possível mudar essa história. Um doador pode salvar até oito vidas. Doe órgãos, salve vidas!
Dados de Doação em São Leopoldo
2018: 24 protocolos e 8 captações de órgãos
2019: 15 protocolos e 5 captações de órgãos
2020: 5 protocolos e 3 captações de órgãos
2021: 5 protocolos e 3 captações de órgãos ( até maio)