A mobilização em prol da doação de órgãos ocorreu no sábado (30) e marcou o encerramento do Setembro Verde. A campanha, organizada pelo Hospital Centenário, reuniu no centro da cidade cerca de 120 pessoas entre servidores da instituição, autoridades e comunidade. Na concentração, o presidente do hospital, Nestor Schwertner, destacou a campanha realizada durante o mês de setembro. “É grande ato em defesa da vida, da ciência e do aprendizado. Estamos todos unidos nessa importante causa.” Ao longo do mês, a instituição realizou diversas ações e divulgação de conteúdos alusivos à temática.
Fernanda Estrella, coordenadora da comissão de Doação de Órgãos e Transplantes do Hospital Centenário, lembrou da importância de conversar com a família e esclareceu o funcionamento da fila única de doadores. “A escritura é gratuita e rápida e uma importante forma de reforçar o seu sim à doação de órgãos.”
O secretário municipal de administração, Rafael Forneck, o ouvidor municipal, Daniel Passaglia, o vereador Fabiano Haubert (PDT), além da corte da São Leopoldo Fest também participaram da atividade que foi encerrada em frente ao Cartório Castellan que esteve aberto para realizar as escrituras públicas de doação de órgãos.
Texto: Jornalista Alessandra Fedeski- Mtb. 17.348
Fotos: divulgação Hospital Centenário.