
Localizada na Praça da Biblioteca até o dia 18 de agosto, a Carreta da Saúde Sesc teve seu lançamento oficial realizado na tarde da última quarta-feira, 29. Na visita às instalações, a presidente do Hospital Centenário, Lilian Silva, e o prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, ressaltaram a importância de serviços como esse no município e reforçaram a necessidade de exames preventivos.
A Carreta da Saúde pretende realizar mais de 1,5 mil exames na cidade leopoldense, estando entre eles mamografias, pré-câncer, ecografias e consultas oftalmológicas.
Total de exames da carreta Sesc até agosto
600 mamografias
300 citopatológicos do Colo do utero
280 ecografias
400 consultas oftalmológicas
Solicitação de exames reaberta no local
Para facilitar o acesso, as mulheres poderão agendar no local exames de mamografia e pré-câncer. Para fazer as mamografias, as mulheres devem ter entre 40 e 69 anos e procurar a carreta ou uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para obter o encaminhamento após consulta de enfermagem ou médico. Basta ter documento de identidade, CPF e cartão SUS. O mesmo procedimento vale para interessadas em pré-câncer, aberto para mulheres entre 25 a 64 anos. O exame, também conhecido como Papanicolau, é fundamental para detectar precocemente as lesões que podem se transformar em câncer de colo do útero e, dessa forma, possibilitar o tratamento precoce antes da doença se desenvolver.
Ecografia e Oftalmo para quem já estava agendado
As ecografias e as consultas oftalmológicas seguirão o cronograma já agendado pela Regulação do município. Não há inscrição no local. Até o momento foram feitas 31 ecografias, 208 consultas oftalmológicas e 24 mamografias.

Texto: Karolina Bley – estagiária de Jornalismo, com apoio de Romeu Finato – MTb 12.042 | Fotos e jornalista responsável: Alessandra Fedeski – MTb 17.348