CENTENÁRIO E SÍRIO-LIBANÊS AVALIAM PRIMEIROS RESULTADOS DO PROJETO LEAN

Ocorre, nesta segunda e terça-feira, dias 9 e 10, a apresentação dos resultados das primeiras semanas de implantação do Projeto Lean das Emergências no Hospital Centenário, com a presença dos consultores do Hospital Sírio-Libanês André Wajner e Adriano Fernandes. A participação dos profissionais envolvidos nos processos de trabalho, nesses encontros avaliativos que ocorrem quinzenalmente, é fundamental para o sucesso da implantação da metodologia.

Pela manhã, a coordenadora de Enfermagem da Emergência, Jéssica Silva, apresentou a ação denominada 5S desenvolvida na unidade, visando a adequação e padronização dos processos de trabalho. Também foi apresentada, pela diretora da área, enfermeira Fabiani Oliveira, a ferramenta SIPOC, utilizada para análise do fluxo de atendimento, onde são elencados os problemas e possíveis sugestões de resolução. A tarde foi destinada à avaliação e fluxo dos atendimentos.

No início deste ano, o Centenário foi selecionado para participar do Projeto Lean nas Emergências, que tem como objetivo reduzir a superlotação dos serviços de urgência e emergência de hospitais públicos e filantrópicos. A iniciativa está em seu quarto ciclo e é uma parceria do Ministério da Saúde com o Hospital Sírio-Libanês no âmbito do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS) para o triênio de 2018 a 2020.