Em evento que contou com a presença do prefeito Ary Vanazzi e da vice-prefeita Paulete Souto, a Fundação Hospital Centenário e a Unisinos socializaram informações sobre o projeto do Hospital de Ensino a funcionários da Fundação, na tarde desta quarta-feira, 8 de março, reunindo mais de 100 pessoas. A história da fundação do Centenário, em 1931, e sua trajetória até os dias atuais, quando a instituição se prepara para ser campo de prática dos alunos do curso de Medicina da Unisinos, foi contada em fotografias.
Entusiasta da saúde pública, o prefeito Ary Vanazzi enfatizou os esforços que vêm sendo feitos pela sua administração no que se refere à reforma e ampliação do hospital para atender ao projeto. “É um grande desafio, precisamos incorporar o sentimento de pertencimento a este que é um hospital de referência regional”, destacou. A coordenadora do curso de Medicina da Unisinos, Nêmora Tregnago Barcellos, salientou que a universidade quer construir conjuntamente um bom hospital, que além de atender bem à população, também forme bons profissionais. “Queremos que vocês nos vejam como parceiros.”
Residência Médica – O presidente da Comissão de Residência Médica (Coreme) e do Conselho de Administração do Centenário, José Luis Pedrini, apresentou os novos residentes do Programa de Residência Médica, que desde o início da semana estão na instituição, e seus preceptores. Vindos dos estados de São Paulo, Mato Grosso, Rio de Janeiro e Santa Catarina, os quatro médicos – dois da área de Pediatria, um na Ginecologia e Obstetrícia e uma na Neurocirurgia, estão participando de diversas atividades de integração para conhecerem o hospital e seu funcionamento. O Programa de Residência Médica foi implantado em 2015 no Centenário e desde então tem uma médica residente, na especialidade de Neurocirurgia. Com a ampliação, passam a ser cinco médicos.
Dia Internacional da Mulher – No Centenário, as mulheres são maioria: 75% dos cerca de mil funcionários são do sexo feminino. Para lembrar a data, o presidente da instituição, Nelson Piovesan, aproveitou a ocasião com muitas delas reunidas e antecipou uma ação que se inicia neste mês de março, voltada à prevenção da saúde das trabalhadoras da instituição. Em um espaço dentro do hospital, as funcionárias poderão realizar exames ginecológicos preventivos. “Estamos lançando hoje, por ser o Dia Internacional da Mulher, este que é o primeiro de um conjunto de ações voltadas à valorização da saúde das mulheres e também dos homens que trabalham no Centenário, que estão sendo planejados”, anunciou o presidente.
Fotos: Charles Dias