CENTENÁRIO INAUGURA CLÍNICA MÉDICA C2 REFORMADA PELA UNISINOS

A Clínica Médica C2, primeiro espaço do Hospital Centenário a receber os alunos do curso de Medicina, foi inaugurada na manhã desta sexta-feira, 22, com a presença do prefeito Ary Vanazzi; do reitor da Unisinos, Pe. Marcelo Fernandes de Aquino; da presidenta da Fundação Hospital Centenário, Lilian Silva, e de diversas autoridades ligadas ao Governo Municipal, à Universidade, à Câmara de Vereadores, trabalhadores do Hospital, e acadêmicos de Medicina.

A obra, que consistiu em uma reforma total da unidade, integra o conjunto de investimentos da Unisinos previstos no Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde (Coapes). Com investimentos em torno de R$ 300 mil, a reforma incluiu a readequação da estrutura da clínica, a recuperação do piso, reboco e pintura das paredes, a recuperação do mobiliário, das louças dos sanitários, cerâmicas e azulejos, a substituição dos bate-macas de madeira por pvc, a adaptação de sanitário para pessoas com deficiência, a recuperação do Posto de Enfermagem, e a adequação das luminárias da rede elétrica e de gás. Também foi reformada uma área para criar um espaço de ensino dentro do hospital, com mobiliário e equipamentos multimídia.

Em sua saudação inicial, a presidenta Lilian Silva lembrou que a parceria com a Unisinos é anterior ao ingresso dos acadêmicos no curso de Medicina. Segundo ela, desde 2017, profissionais da Universidade estão inseridos em diferentes áreas, trabalhando em parceria com os servidores do Centenário na adequação do Hospital aos critérios do Ministério da Saúde para o credenciamento em Hospital de Ensino. “Precisamos desta ação coletiva, do envolvimento de toda a sociedade, para a construção de saídas para o Hospital”, destacou.

O prefeito Ary Vanazzi também recordou as primeiras tratativas do Município com a Unisinos, visando a implantação do curso de Medicina. “É uma caminhada de muitos anos, muitas mãos e muito esforço. Hoje, estamos solidificando este trabalho, em que a comunidade será a maior beneficiada”, disse, referindo-se ao perfil do curso, que tem entre suas diretrizes a medicina preventiva. “Isso revolucionará a medicina, e a população sentirá a diferença nos próximos anos. São Leopoldo se tornará referência no país inteiro, tanto na questão de saúde preventiva quanto na área hospitalar”, projetou.

Vanazzi, que esta semana encontrou-se com o governador Eduardo Leite, e, novamente, tratou da situação do Hospital Centenário, aproveitou para anunciar que o novo governo dá sinais de abertura à negociação. “Continamos buscando uma solução, nos próximos dias nos reuniremos com a secretária de Saúde. O Piratini já admitiu a discriminação com o Hospital Centenário, com a ponderação de que é preciso uma reorganização total das orçamentações.”

Citando um trecho da Constituição, o reitor da Unisinos, Pe. Marcelo Fernandes de Aquino, enfatizou que todo o poder emana do povo e que, portanto, direcionar as obras para o bem comum do povo deve ser a motivação principal. “É o povo que merece o que temos de melhor. A Unisinos, há muitos anos, atua na área da saúde preventiva, e da família. Neste sentido, o curso de Medicina é um passo avante neste compromisso com o povo, na área da saúde”, destacou.

PRESENÇAS

Participaram do evento, o secretário geral de Governo, Marcel Frison; o secretário municipal de Saúde, Ricardo Charão; o vice-reitor, Pe. Pedro Gilberto Gomes; o presidente da Câmara, vereador Ary Moura; a vereadora Ana Affonso; a coordenadora do curso de Medicina, Claudia de Salles Stadtlober; o vice-presidente médico do Hospital, Valmor Ruaro; o vice-presidente Administrativo, José Luiz Soares; o vice-presidente de Operações, Gerônimo Paludo; o procurador-geral, Maicon Barbosa; a procuradora-geral do Município, Angelita Rosa; o diretor da unidade de graduação da Unisinos, Gustavo Severo de Borba; diretor da unidade de Operações e Serviços, Cristiano Richter; gerente administrativo da unidade de graduação, Alexandre Wolffenbüttel; gerente de cursos de bacharelado e tecnológico da unidade de graduação, Paula Dal Bó Campagnolo; gerente de operações e serviços, Ademir Lanzoni; a diretora de Enfermagem, Fabiani Oliveira, e a coordenadora de Enfermagem das clínicas de internação, Sarita Lovato.

[Jornalista Ana Garske | MTb 8443 | Fotos Thales Ferreira e Felipe dos Santos Barboza| Fundação Hospital Centenário/SCOM |