Indicação foi feita pelo Hospital Sírio-Libanês
O Hospital Centenário é um dos hospitais beneficiados pelo Programa Todos pela Saúde, uma iniciativa de especialistas em saúde para auxiliar nas ações de combate ao coronavírus, organizando demandas e realizando ações prioritárias em conjunto com hospitais e órgãos de saúde. O grupo de especialistas é coordenado pelo médico Paulo Chapchap, diretor-geral do Hospital Sírio-Libanês. Foi de profissionais do Sírio-Libanês a indicação para que o Centenário participasse do projeto.
No Centenário, o grupo irá auxiliar na gestão de leitos do Hospital. Nesta semana, o médico André Wajner, coordenador médico regional do Todos Pela Saúde, e o engenheiro de produção Álvaro Batistella Filho estiveram no Hospital Centenário. “Oferecemos ao Centenário uma tutoria continua e periódica, com indicadores diários na gestão de leitos, para que o acompanhamento e a alta dos pacientes possa ser feita de forma mais eficiente”, explica o médico André Wajner. Para ele, alta incidência de casos de Covid na Região Metropolitana de Porto Alegre e a proximidade do frio reforçam a necessidade de qualificar a gestão dos leitos nos hospitais da região.
Para a presidente da Fundação Hospital Centenário, Lilian Silva, a parceria contribuiu na capacitação e apoio aos profissionais de saúde em melhores práticas, protocolos e também na ampliação da capacidade e da eficiência das estruturas hospitalares . “A internação e a exposição de um paciente ao ambiente hospitalar tem riscos, por isso precisamos que ela seja feita de forma mais eficiente e num tempo menor, preservando vidas e liberando mais leitos”, explica Lilian
O Todos pela Saúde foi lançado no mês de abril, a partir de uma doação feita pelo Itaú Unibanco, hoje mais empresas e instituições são parceiras do projeto.