Centenário vai receber consultores do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo

Os consultores estarão na instituição nos dias 24 e 25 de julho para a implantação do Projeto Lean nas Emergências. Diante do cenário de superlotação nas emergências, o projeto tem como objetivo traçar caminhos para conquistar a excelência operacional, passando pela capacitação teórica e prática das lideranças hospitalares para o uso de uma série de tecnologias de gestão.

A equipe do projeto vai promover um diagnóstico técnico do Hospital Centenário.  O objetivo é identificar oportunidades de melhoria, analisando os processos e observando onde estão e quais são os gargalos que fazem aumentar o tempo de permanência dos pacientes no hospital. O presidente da Fundação Hospital Centenário, Nestor Schwertner, destaca os resultados positivos esperados com a implantação de melhorias e novos processos. “Serão dois dias de aprendizado e aplicação de ferramentas para melhorar a nossa eficiência operacional.”

O projeto é vinculado ao Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), coordenado pelo Ministério da Saúde, e busca aplicar técnicas e ferramentas de qualidade e eficiência operacional, usualmente adotadas na engenharia de processos, para aprimorar os fluxos e estruturas de unidades assistenciais do SUS. O principal objetivo é combater a superlotação hospitalar nas mais diversas áreas de atendimento: emergência, internação, exames diagnósticos, centro cirúrgico e unidade de terapia intensiva.

Hospital Centenário e o Projeto Lean nas Emergências

 No ano de 2020, o Hospital Centenário esteve entre as 40 instituições de saúde selecionadas em todo o Brasil para participar do Projeto Lean nas Emergências, que tem como objetivo reduzir a superlotação dos serviços de urgência e emergência de hospitais públicos e filantrópicos. A iniciativa é uma parceria do Ministério da Saúde com o Hospital Sírio-Libanês no âmbito do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS).