Um paciente om diagnóstico de Hidrocefalia Obstrutiva foi submetido a uma cirurgia de alta complexidade e minimamente invasiva no Hospital Centenário. A cirurgia, que foi também demonstrativa aos residentes em Neurocirurgia do Centenário, denominada Terceiro Ventriculostomia Endoscópica, foi realiza pela equipe da Neurocirurgia da instituição.
Nesta cirurgia, coloca-se uma cânula com câmera de alta resolução e tem-se a imagem do interior do cérebro em um monitor. O procedimento permite normalizar a drenagem do líquido presente no interior do cérebro e evita o custo e os riscos de uma válvula, que é o tratamento clássico para esses casos.
É importante destacar que a Residência em Neurocirurgia foi a primeira do Hospital Centenário, que implantou o Programa de Residência Médica em 2015. Atualmente, são seis médicos residentes, sendo dois na especialidade de Neurocirurgia, um na Pediatria, um na Clínica Médica e dois na área de Anestesiologia.
Por possuir um serviço de alta complexidade, a Neurocirurgia do Hospital Centenário é referência para 15 municípios da região, incluindo São Leopoldo.