COM EXEMPLO DE SOLIDARIEDADE DA COMUNIDADE HOSPITAL CENTENÁRIO CELEBRA 87 ANOS

Uma postagem criticando o desgaste das poltronas reservadas aos acompanhantes dos pacientes em uma das clínicas de internação, feita em uma rede social, motivou a proprietária de uma estofaria localizada no bairro São Miguel a fazer uma doação especial ao Hospital Centenário. Em janeiro, ela procurou a Administração e ofereceu a reforma de algumas poltronas. Nesta quinta-feira, 15 de fevereiro, dia em que o Hospital completou 87 anos, Denise Bidart Vargas entregou seis unidades, reformadas e estofadas, durante a atividade comemorativa ao aniversário, que controu com a presença do prefeito Ary Vanazzi e de dezenas de pessoas, entre autoridades, trabalhadores e trabalhadoras da instituição. Na solenidade, também foi lançado o selo comemorativo aos 87 anos do Hospital.

Mãe de dois filhos e com um neto, todos nascidos no Centenário, Denise enxergou na crítica uma oportunidade de ajudar. “A gente sabe que até na nossa casa as cadeiras e os sofás se desgastam com o tempo e precisamos arrumar, além disso, lemos todos os dias que o Hospital está em dificuldades. Queria propiciar que familiares de pacientes pudessem ter mais conforto”, contou. Para o trabalho, Denise teve ajuda do marido, o estofador Enedir Vargas. A reforma foi geral: as cadeiras foram lixadas, pintadas, as espumas foram trocadas e o estofamento é todo novo. “Reformamos tudo, as cadeiras são novas. E eu gostaria de dizer: doem, e se doem. Minha doação está aí, eu fiz a minha parte”, disse ela, emocionada, e foi aplaudida de pé.

“O Hospital Centenário sempre viveu da solidariedade da sua comunidade. Por isso, nada melhor do que registrar a passagem do aniversário com um ato solidário”, elogiou o prefeito Ary Vanazzi, ao agradecer o gesto cidadão de Denise. O prefeito voltou a mencionar a crise que ameaça o funcionamento do Hospital e o atendimento a cidadãos de municípios vizinhos, fruto da insuficiência de recursos do Estado que, nos últimos meses, sequer efetuou os repasses devidos. “O Centenário é uma instituição desrespeitada e desconsiderada pelo Estado. Isso não é choro, é desespero de quem vem sendo tratado de forma diferente. Mas não vamos desistir de manter o Hospital funcionando para a comunidade. Vamos reorganizar o Centenário para que ele atenda bem, de acordo com o que recebe”, enfatizou.

Com um agradecimento especial à dedicação dos trabalhadores ao Hospital, lembrando que, em sua maioria, o quadro de servidores é de mulheres, a vice-prefeita Paulete Souto também agradeceu Denise por sua atitude. “É impagável o que você fez. Tudo o que puder ser feito pelo nosso hospital é muito importante e será bem-vindo”, destacou.

Ao agradecer a representante da comunidade que presenteou o Hospital em seu aniversário, a presidenta do Hospital Centenário, Quelen da Silva, também mencionou a crise financeira da instituição. Lembrou que a saúde é um direito constitucional, que deve ser tratado com responsabilidade por todos os entes da Federação. “O financiamento da assistência hospitalar é realizado de forma tripartite, entre as três esferas de gestão”, destacou. Quelen também enfatizou a importância do diálogo entre todos os atores envolvidos no processo. “Para além de parabenizar o Hospital pelos seus 87 anos, é hora de desejar a superação dos seus problemas e o seu avanço, para que ele possa, enfim, ter uma feliz idade. Todos temos o compromisso com a saúde pública e com o Hospital, que faz parte disso”, salientou.

“Estou emocionada com seu gesto. Você ofereceu o seu trabalho a quem precisa.” A declaração é da deputada Maria do Rosário, ao dizer que veio ao Hospital por acreditar no plano de trabalho para a instituição, e porque o prefeito não deixa buscar ajuda para a cidade. “Nós priorizamos São Leopoldo no orçamento, destacando recursos. Porque quando o prefeito nos procura, ele nos dá oportunidade de servir.”

Também participaram da atividade a deputada federal Maria do Rosário; os secretários municiapais de Saúde, Ricardo Charão; de Educação, Oneide Bobsin; de Direitos Humanos, Hélio Teixeira; de Esporte e Lazer, Rogério de Brito; a secretária em exercício de Políticas para Mulheres, Salete Souza; o vereador Dudu Moraes; a vice-presidenta de Operações do Hospital, Lilian Silva; o vice-presidente de Administração Anésio Bohn; a Procuradora Fernanda Klein; a coordenadora de Enfermagem Fabiani Oliveira, e trabalhadores/as do Hospital.
[Jornalista Ana Garske | MTb 8443 | Fundação Hospital Centenário | Fotos: Thales Renato Ferreira| Decom PMSL

Denise 7Denise 2Denise 5Denise 4

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *