COMEÇA IMPLANTAÇÃO DO LEAN DAS EMERGÊNCIAS NO CENTENÁRIO

Começou nesta segunda-feira, dia 17, a implantação do Projeto Lean das Emergências no Hospital Centenário. Durante os próximos seis meses, o Centenário será acompanhado pelo médico André Wagner e pelo engenheiro de produção Adriano Fernandes, profissionais do Hospital Sírio-Libanês. A cada 15 dias, eles virão a São Leopoldo para monitoramento e avaliação da aplicação da metodologia, que visa reduzir a espera do paciente, através da medição do tempo de permanência na instituição, desde a classificação de risco feita pela enfermagem, da primeira avaliação médica, da requisição e realização de exames, identificação do diagnóstico até a alta.

Pela manhã, foi apresentado o diagnóstico realizado em dezembro do ano passado, que resultou na seleção do Centenário para integrar o Lean, juntamente com outros 40 hospitais públicos. À tarde, as atividades se concentraram na Emergência. Ao meio-dia, o prefeito Ary Vanazzi almoçou com os consultores para dar-lhes as boas-vindas. “Estamos muito contentes com esta seleção, nos preparamos para receber o projeto, e queremos, a partir da implantação desta metodolgia no hospital, qualificar ainda mais o serviço prestado à população”, disse o prefeito.

TREINAMENTO

Entre os dias 3 e 8 de fevereiro, uma equipe de profissionais do Centenário participou, em São Paulo, da capacitação Gasu (Gestão Avançada de Serviços de Urgências), conduzida pelo Sírio, quando foram feitas simulações dos fluxos de trabalho em emergência.

O Projeto Lean das Emerências está em seu quarto ciclo e é uma parceria do Ministério da Saúde com o Hospital Sírio-Libanês no âmbito do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS) para o triênio de 2018 a 2020.

[Jornalista Ana Garske | MTb 8443 | Fotos Ana Garske e João Morais| Fundação Hospital Centenário|