EM REUNIÃO NO CENTENÁRIO, GRUPO CONDUTOR REDE CEGONHA DEBATE FLUXO DE PRÉ-NATAL DAS GESTANTES

A Fundação Hospital Centenário sediou, na tarde desta quinta-feira, 22, a reunião mensal do Grupo Condutor Rede Cegonha, entre os municípios que integram a 1ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS). Na pauta, o fluxo de pré-natal das gestantes em cada município. Ao dar as boas-vindas aos visitantes, a presidenta Lilian Silva enfatizou a importância da Rede Cegonha, portaria do Ministério da Saúde que assegura às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo, à atenção humanizada à gravidez, parto, abortamento e puerpério. “Participar da Rede Cegonha faz uma grande diferença no processo de trabalho, para a qualificação do cuidado às pacientes”, salientou.

No Hospital Centenário, são realizados aproximadamente 180 partos por mês. A instituição está credenciada para o atendimento a gestantes de risco habitual e de alto risco de São Leopoldo, Portão, e as procedentes do Gerenciamento de Internações (Gerint), feito pelo Estado. É importante salientar que a primeira referência para a mulher é sempre a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência.

O município de São Leopoldo foi representado na reunião pela vice-presidenta de Operações do Centenário, Janaína Corrente; pela coordendadora de Enfermagem do Centro Obstétrico e Maternidade, enfermeira Simone de Souza; e pela diretora de Enfermagem da Secretaria Municipal de Saúde, Cláudia Welter.


[Jornalista Ana Garske | MTb 8443 | Fotos Felipe Barboza| Fundação Hospital Centenário|