Encontro encerra etapa do Projeto Lean na Emergências no Hospital Centenário

A instituição recebeu nesta sexta-feira, dia 24, a última visita presencial da consultoria do projeto Lean nas Emergências, realizada no âmbito do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS) do Ministério da Saúde pelo Proadi-Sus e executado pelo Hospital A Beneficência Portuguesa de São Paulo. A cerimônia de encerramento foi acompanhada pela secretária municipal de saúde, Andreia Nunes, pelo presidente da Fundação Hospital Centenário, Nestor Schwertner, pela presidente da Fundação Municipal de Saúde, Paula Silva, direção e servidores do hospital e pela consultora do hospital BP, Salua Andrade.

A vice-presidente de operações e a diretora de enfermagem do Hospital Centenário, Gisele da Rosa Vieira e Fernanda Estrella, apresentaram os indicadores e as mudanças implementadas ao longo dos quatro meses iniciais de implantação do Projeto Lean nas Emergências. Dos indicadores de superlotação, verificou-se uma redução do tempo de passagem dos pacientes na emergência do Centenário de 22% evidenciando melhor agilidade e qualidade do atendimento e diminuindo o tempo de espera entre avaliação, resultados de exames, reavaliação e alta do paciente. Uma redução de 31% do tempo de espera por leitos de internação nas enfermarias e UTIs, LOS SEM internação e LOS COM internação, indicadores que refletem na superlotação.

Entre as melhorias realizadas, a implantação de uma farmácia satélite dentro da emergência; a abertura de uma sala de decisão de clínica e de uma sala de alta; plantão administrativo aos finais de semana e feriados e da retomada do Núcleo de Educação Permanente. Além da aplicação de ferramentas como 5S que ficarão perpetuadas nas rotinas de todas as unidades do hospital; melhoria na comunicação e engajamento da equipe fortalecendo toda e qualquer ação de melhoria implementada e a ser implementada através da utilização de ferramentas projeto e das lições aprendidas neste período.

A especialista em processos e consultora do Hospital A Beneficência Portuguesa de São Paulo, Salua Andrade, lembrou do objetivo do Lean nas Emergências, que é melhorar a qualidade do serviço para o paciente. A presidente da Fundação Municipal de Saúde, Paula Silva, colocou-se à disposição e lembrou da importância de dar continuidade ao que vem sendo aplicado. A secretária municipal de Saúde, Andréia Nunes, disse estar orgulhosa da relação produtiva que vem sendo estabelecida, focada na integralidade da saúde na cidade.

O presidente da Fundação Hospital Centenário, Nestor Schwertner, agradeceu o empenho dos servidores da instituição, dos consultores do Lean e da relação transversal construída. “Aproveitamos cada momento de aprendizado e construção de melhorias trazidos pelo olhar externo e a experiência dos consultores Hospital A Beneficência Portuguesa. Fica aqui o nosso reconhecimento e gratidão.”

Texto e fotos: Jornalista Alessandra Fedeski- Mtb 17.348