EQUIPE DO CENTENÁRIO PARTICIPA DE CAPACITAÇÃO NO SÍRIO-LIBANÊS

Começa nesta segunda-feira, 3 de fevereiro, em São Paulo, a capacitação Gasu (Gestão Avançada de Serviços de Urgências), conduzida pelo Hospital Sírio-Libanês. Como divulgamos anteriormente, o Centenário está entre as 40 instituições de saúde selecionadas em todo o Brasil para participar do Projeto Lean nas Emergências, que tem como objetivo reduzir a superlotação dos serviços de urgência e emergência de hospitais públicos e filantrópicos.

Neste domingo, viajaram para São Paulo, com as despesas custeadas pelo Sírio, a primeira equipe que participará da capacitação, nos dias 3 e 4. São eles a presidenta Lilian Silva; a diretora de Enfermagem Fabiani Oliveira; a reguladora do Núcleo Interno de Regulação, Indiara Silveira; e o cirurgião geral Robinson do Amaral.

Na última sexta-feira, em visita ao hospital para acompanhar a reforma da Emergência, o prefeito Ary Vanazzi posou com parte do grupo para uma foto e desejou bom aproveitamento na atividade. “Estamos muito contentes com esta seleção. A intervenção representa mais um grande passo para qualificar o nosso hospital e torná-lo reconhecido regional e nacionalmente, como instituição de saúde e de ensino”, disse o prefeito.

Após esta fase, a cada quinzena a instituição receberá a visita de consultores do Sírio-Libanês para monitoramento e avaliação do andamento do projeto. A presidenta Lilian Silva destaca que o objetivo central do projeto é qualificar o tempo de atendimento na Emergência, e isso beneficia automaticamente o paciente. “O projeto vai trabalhar com o tempo de resposta do paciente, através da avaliação e acompanhamento da qualidade do atendimento, o tempo que permanece na instituição, desde a classificação de risco feita pela enfermagem, da primeira avaliação do médico, da requisição e realização de exames, identificação do diagnóstico e até a alta”, acrescenta.

A iniciativa está em seu quarto ciclo e é uma parceria do Ministério da Saúde com o Hospital Sírio-Libanês no âmbito do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS) para o triênio de 2018 a 2020.

Nos dias 5 e 6, estarão em São Paulo a coordenadora de Enfermagem da Emergência, enfermeira Jéssica Silva; e a enfermeira Maria da Graça Ávila. Nos dias 7 e 8, os participantes serão o assessor técnico médico Leandro Bortolini; e a médica socorrista Rozeli Biedrzcki.

[Jornalista Ana Garske | MTb 8443 | Fotos Thales Ferreira| Fundação Hospital Centenário/SCOM |