Uma das principais causas de morte materna no país é a hemorragia no pós-parto (HPP), e nos abortamentos. Existe, porém, um importante instrumento que pode apoiar as equipes no controle do choque hemorrágico, ajudando a salvar vidas. É o Traje Anti-choque Pneumático (TAN), utilizado em emergência obstétricas.
Visando reduzir esses índices, a Coordenação Estadual de Saúde da Mulher, em conjunto com o Grupo Condutor da Rede Cegonha da 1ª Coordenadoria Regional de Saúde promoveu um encontro com objetivo de capacitar profissionais para utilização do TAN. A coordenadora médica e a coordenadora de enfermagem da Maternidade e do Centro Obstétrico do Hospital Centenário, obstetra Rosemeri Xarão e enfermeira Simone de Souza, participaram do treinamento e receberam um equipamento TAN para utilização na instituição. Nas próximas semanas, elas farão o treinamento com as equipes de obstetrícia do hospital.
O treinamento, que une teoria e práticas para fixar a proposta de utilização de sequenciamento na abordagem da hemorragia pós-parto, faz parte da estratégia Zero Morte Materna por Hemorragia, iniciativa do Ministério da Saúde e da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).