FINAL DE SEMANA COM MUTIRÃO DE CIRURGIAS DE MAMA

Neste sábado e domingo, dias 31 de agosto e 1º de setembro, a Prefeitura realiza a segunda etapa do mutirão de cirurgias de câncer de mama no Hospital Centenário, zerando, assim, a demanda reprimida de cirurgias de mastologia cadastradas até o mês de julho.  Nestes dois dias, serão realizadas 21 cirurgias. O investimento é de R$ 83 mil, atendendo 40 cirurgias de mama e 100 consultas com mastologista. Antes do início dos procedimentos, o prefeito Ary Vanazzi foi até o Hospital, acompanhado do secretário de Saúde, Ricardo Charão, da diretora de Regulação, Adriana Freitas, e da diretora de Atenção Básica, Tisiane Molder, e conversou com o chefe da equipe responsável pela linha de cuidado em Oncologia no Centenário, o cirurgião oncológico Carlos Antonello.

Na sala de espera do Bloco Cirúrgico, o segundo grupo de mulheres que farão cirurgia neste sábado, e seus acompanhantes, aproveitaram a visita do prefeito e do secretário para falar sobre os serviços de saúde no município. Uma delas foi Érica da Rosa, em tratamento há seis meses. “É muito importante termos acesso rápido à cirurgia e ao tratamento. Sempre fiz meus exames de rotina, o nódulo apareceu de um mês para o outro, mas tenho certeza de que vou sair dessa”, disse, otimista, a moradora da Duque de Caxias. Elizabeth Rodrigues da Cruz concorda que o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura. “Descobri no início, e venho sendo bem atendida, estou conseguindo acesso rápido ao tratamento”, revelou. “Com o mutirão de cirurgias, estamos fazendo um grande esforço para diminuir a espera e zerar a fila”, salientou Vanazzi.

O prefeito lembrou ainda do mutirão de consultas ginecológicas, com exames de pré-câncer e encaminhamento para realização de mamografia, que se iniciou no último sábado, 24 de agosto, e terá mais três etapas: dias 14 e 28 de setembro e dia 5 de outubro, como uma oportunidade às mulheres de prevenção. “É uma oportunidade muito importante para as mulheres não se descuidarem da prevenção”, alertou o prefeito. O mutirão de consultas ginecológicas é parceria do Município com a ONG Juntos Pela Vida, que disponibiliza médicos ginecologistas para atender 800 mulheres, de diversos bairros da cidade. São 200 atendimentos em cada etapa.

[Texto e fotos: jornalista Ana Garske | MTb 8443 | Fundação Hospital Centenário |