Programa 5S

O que é o Programa 5S?

É uma filosofia de trabalho que busca promover a disciplina na organização através da consciência e responsabilidade de todos, de forma a tornar o ambiente de trabalho agradável, seguro e produtivo.

Pode-se criar um ambiente de qualidade em torno de si, usando as mãos para agir, a cabeça para pensar e o coração para sentir, por meio do programa 5S. É só colocar em ação os CINCO SENSOS que estão dentro de cada um de nós:

SEIRI – Senso de Utilização
SEITON – Senso de Ordenação
SEISOU – Senso de Limpeza
SEIKETSU – Senso de Saúde / Asseio
SHITSUKE – Senso de Disciplina

“Deve-se ter em mente que não há nada mais difícil de executar, nem de sucesso mais duvidoso, nem mais perigoso de se conduzir, do que iniciar uma nova ordem nas coisas.”
Nicolau Maquiavel

Mudar é Preciso

  • Devemos combater os desperdícios: No Brasil desperdiçamos alimentos suficientes para alimentar 30 milhões de pessoas;
  • Precisamos trabalhar com mais saúde e segurança: O Brasil continua recordista mundial em acidentes de trabalho;
  • Vivemos melhor num ambiente limpo e organizado: Está provado que, num ambiente assim, produzimos mais com menor desgaste;
  • Os clientes exigem cada vez mais qualidade: Colocar a casa em ordem é o primeiro passo para a satisfação dos clientes;
  • Desperdícios geram preços altos: O que desperdiçamos na empresa contribui para tornar nossa vida mais cara.

Metodologia 5S

Trata-se de uma metodologia japonesa:

  • 5 atividades sequenciais e cíclicas;
  • Impulso para mobilização das pessoas;
  • Mudança de comportamento;
  • Surgimento de outro ambiente (cultura da excelência);
  • Aplicável em qualquer tipo de organização;
  • Método simples para a qualidade de vida.

O programa

É uma atividade realizada para eliminação de desperdícios nos locais de trabalho. Desperdício é todo serviço que não agrega valor, por exemplo: tempo gasto para procurar um determinado documento ou material, transporte ou manuseio de materiais, pra lá e pra cá, materiais e produtos não-conformes estocados, sem serventia.

Formas de desperdício:

  • Desperdício de tempo: não agrega valor ao seu trabalho, gera atraso, provocando insatisfação do cliente, quer seja interno ou externo;
  • Desperdício de matéria-prima: usar produto além do necessário, isso significa mais investimento para o mesmo resultado. Matéria-prima insuficiente gera reparo ou perda no produto;
  • Desperdício de recursos: Muito treinamento sem desafiar as pessoas, isto gera frustração. Pouco treinamento e muita exigência, isto gera estresse.

Objetivos do Programa 5S

Principal: Melhorar a Qualidade de Vida das pessoas, a partir da promoção de um ambiente saudável e acolhedor.

Objetivos acessórios e valores básicos:

  • Respeito a cada pessoa;
  • Trabalho em equipe;
  • Qualidade e excelência no trabalho;
  • Responsabilidade;
  • Economia;
  • Organização;
  • Empenho;
  • Defesa da Vida;
  • Satisfação;
  • Alegria de todos.

Porque Senso?

O termo “senso” significa exercitar a capacidade de apreciar, julgar e entender, significa ainda a aplicação correta da razão para julgar ou raciocinar em cada caso particular, e indica disposição para mudar e melhorar comportamentos.

1º S: o Senso da Utilização (Seiri)
Classificar o material no ambiente de trabalho em: Necessário ou Desnecessário.

2º S: o Senso de Ordenação (Seiton)
“Um lugar para cada coisa, e cada coisa no seu lugar”: facilidade de acesso.

3º S: o Senso de Limpeza
Foco na eliminação das fontes de sujeira, facilidade na execução das tarefas.

4º S: o Senso de Saúde / Asseio
Transformar padrões individuais de segurança e asseio em padrões coletivos.

5º S: o Senso de Disciplina
Cumprimento dos padrões (normas estabelecidas), melhoria contínua (chave do sucesso do Programa 5S)

1º S – Senso de Utilização – Seiri

É ter somente o necessário no local de trabalho.
Utilização / Arrumação / Organização / Seleção

“Guardar” é um instinto natural das pessoas. Portanto, o Senso de Utilização pressupõe que além de identificar os excessos e/ou desperdícios, estejamos preocupados em identificar o “porquê”, para que as medidas preventivas possam ser adotadas para evitar que voltem a ocorrer.

Destinar cada coisa para onde possa ser útil.

Verificar o que é útil e necessário