O sub-comitê Estratégias e Planos é responsável pelo segundo critério do Instrumento de Auto-Avaliação da Gestão Pública, o IAGP.
Este critério examina como a organização, a partir de sua visão de futuro, da análise dos
ambientes interno e externo e da sua missão institucional formula suas estratégias, as desdobra
em planos de ação de curto e longo prazos e acompanha a sua implementação, com vistas ao
atendimento de sua missão e à satisfação das partes interessadas.
Este critério representa 22 pontos dos 250 do IAGP.
A – Como são definidas as estratégias da organização considerando-se as necessidades das partes interessadas, as demandas do governo e as informações internas?
Apresentar as principais estratégias.
A definição das estratégias tem como finalidade estabelecer as ações necessárias para realizar a missão da organização e alcançar a sua visão de futuro, aproveitando as forças impulsoras e contornando as forças restritivas, provenientes dos processos internos da organização e as externas, originárias do macroambiente, mercado e setor de atuação e de suas tendências.
O envolvimento das partes interessadas tem por objetivo assegurar que estratégias da organização atendam os interesses delas.
B – Como são definidos os indicadores para a avaliação da implementação das estratégias, estabelecidas as metas de curto e longo prazos e definidos os respectivos planos de ação?
Destacar os principais indicadores, metas e planos de ação.
A definição dos indicadores para avaliar a implementação das estratégias tem o objetivo de viabilizar o monitoramento do êxito das ações estratégicas por meio de resultados quantitativos.
O estabelecimento de metas de curto e longo prazos visa definir níveis de desempenho esperados para os indicadores estratégicos com base em fatos, como projeções de histórico, requisitos de partes interessadas, níveis de resultados alcançados por outras organizações
do setor de atuação, picos já alcançados anteriormente, desafios incrementais e outros.
A definição dos planos de ação tem a finalidade de concretizar as estratégias definidas e o alcance dos resultados.
C – Como os recursos são alocados para assegurar a implementação dos planos de ação?
Apresentar os principais recursos alocados.
A alocação de recursos financeiros e não-financeiros para assegurar a implementação dos planos de ação tem a finalidade de quantificar e reservar os recursos para consecução dos planos de ação, em tempo de planejamento, para garantir que os investimentos necessários estejam refletidos na projeção de resultados e que os planos sejam implementados no tempo certo.
D – Como são comunicadas as estratégias, metas e os planos de ação para as pessoas da força de trabalho e para as demais partes interessadas, quando pertinente?
A comunicação das estratégias, metas e planos de ação para as pessoas da força de trabalho tem o objetivo de evidenciar a contribuição da equipe para o êxito das estratégias, potencializando seu engajamento na causa comum.
A comunicação de estratégias para as demais partes interessadas tem a finalidade de provocar o realinhamento de interesses mútuos, no caso de estratégias que possam trazer vantagens ou conseqüências importantes para a parte interessada e eventuais desdobramentos para a própria organização.
E – Como é realizado o monitoramento da implementação dos planos de ação?
A monitoração da implementação dos planos de ação é necessária para avaliar as estratégias e possibilitar a tomada de ações corretivas em tampo hábil.
Notas:
1) A expressão formulação das estratégias refere-se à abordagem (formal ou informal) da organização para se preparar para o futuro. O processo pode utilizar vários tipos diferentes de previsões, projeções, opções, cenários ou outras metodologias para se criar uma perspectiva do futuro com o propósito de orientar a tomada de decisão e a alocação dos recursos.
2) Os indicadores utilizados na avaliação e monitoramento das estratégias e os utilizados para avaliação do desempenho dos processos compõem o que é usualmente denominado de “sistema de medição do desempenho”.
3) Os indicadores citados na Alínea B devem ter os seus resultados apresentados no critério 8.