A instituição, que participa do projeto em parceria com o Hospital de Clínicas, realizou a primeira atividade, uma capacitação sobre Classificação de Risco em Obstetrícia, nesta terça-feira, dia 24. A Tele UTI Obstétrica é um projeto de teleconsultoria do Ministério da Saúde, em parceria com a Universidade de São Paulo (USP), para apoiar as equipes de profissionais de saúde que atuam na assistência obstétrica e hospitalar no acompanhamento de casos de gestação de alto risco.
O projeto engloba um curso de 30 horas para as equipes assistenciais, capacitações em tempo real e interconsultas com as equipes para discussão de casos. Quarenta profissionais do Centenário serão capacitados ao longo do projeto que prevê, ainda um encontro presencial com atividades práticas dentro do hospital. O presidente da instituição, Nestor Schwertner, destaca a importância do aprendizado contínuo para as equipes. “Fortalecer os processos de desenvolvimento dos nossos servidores é, evidentemente, dar passos largos em direção a um atendimento com cada vez mais qualidade.”
Tele UTI Obstétrica
O projeto, de abrangência nacional, visa possibilitar aos profissionais de saúde uma segunda opinião médica e criar soluções inovadoras para os casos em acompanhamento, além de oferecer operação remota de equipamentos de diagnóstico por imagem, por exemplo tomografia e ressonância magnética, e a telerregulação de casos de urgência e emergência.
A teleconsultoria será realizada por especialistas de diferentes áreas, como medicina, enfermagem, nutrição, psicologia e fisioterapia, por meio de reuniões semanais para discussão de casos clínicos, além de 30 aulas assíncronas via plataforma de telemedicina da USP e treinamento presencial de habilidades e competências para enfrentamento da mortalidade.