A Fundação Hospital Centenário adquiriu 23 bombas de infusão, três monitores multimaparamétricos e um ventilador pulmonar, com recursos da Consulta Popular 2015/2016. A solenidade de entrega oficial dos equipamentos, que serão utilizados na UTI Aduldo e na Emergência, ocorreu na manhã desta sexta-feira, dia 2 de fevereiro, com a presença do prefeito Ary Vanazzi.
Em seu pronunciamento, o prefeito agradeceu à população pela expressiva participação na Consulta Popular, e pelos votos direcionados ao eixo da Saúde, que contemplaram o Hospital. “Estes equipamentos são muito bem-vindos às nossas unidades. Estamos trabalhando incessantemente na busca de recursos para melhorar o nosso hospital, porque ele tem sido muito maltratado pelo Estado e pela União”, enfatizou, citando o aporte de recursos de R$ 9 milhões a hospitais do Vale do Sinos, efetuado esta semana, que não contemplou o Hospital Centenário. “Mesmo recebendo apenas R$ 235 mil, e com pendências desde setembro do ano passado, o Governo do Estado não repassou nada ao Centenário”, lamentou.
Em sua saudação, a presidenta Quelen da Silva agradeceu a votação da comunidade em favor do Hospital. Para ela, a comunidade demonstra compreender a importância do seu hospital e dos serviços que presta. O presidente da Câmara de Vereadores, Armando Motta, concordou: “Estou muito feliz por encerrar a semana com esta agenda positiva. O Hospital Centenário, pela situação em que se encontra e por sua importância regional, merece toda a atenção e ajuda que puder vir para ele”, salientou.
A importância da mobilização feita pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento (Comude) para o sucesso da Consulta Popular foi ressaltada pela secretária do Orçamento Participativo, Janaína Fernandes. Ela reforçou que a população está se esforçando para adquirir equipamentos ao Hospital por reconhecer a necessidade, mas esta é uma atribuição do Estado que vem sendo negligenciada. Janaína também enalteceu a força da Consulta Popular, que a cada ano tem aumento de participação. “Em 2017, ocorreu a maior votação da região: 8.392 pessoas participaram” comemorou.
Demanda prioritária da Consulta Popular realizada em agosto de 2017, o Hospital foi novamente contemplado com recursos para aquisição de equipamentos, graças aos 3.833 votos da população no eixo Saúde.
Também participaram da atividade o secretário municipal de Saúde, Ricardo Charão; o vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde, Ricardo Barbosa; a presidenta do Conselho Municipal de Desenvolvimento (Comude), Elci Ferreira; os representantes do Sindicato dos Servidores Públicos, Juliano Palinha e Patrícia Cantareli; a vice-presidenta de Operações do Hospital, Lilian Silva; o vice-presidente de Administração Anésio Bohn; a Procuradora Fernanda Klein; a enfermeira coordenadora da UTI adulto, Gimeni Carvalho, e trabalhadores/as do Hospital.