Hospital Centenário comemora 92 anos de fundação

A instituição celebrou seu aniversário nesta quarta-feira, dia 15, recebendo servidores, direção, lideranças e a comunidade. O ato iniciou com o “Parabéns pra Você” em uma versão especial cantado pela Escola de Música Denise Zabka. 

Em seguida, os servidores Maria Analia Hansen Rodrigues, Ivo Engueroff e Valda Jacinta Facini receberam uma homenagem pelo tempo em que trabalharam no Hospital Centenário. Dos servidores ainda em atividade, o mais antigo deles, Harry Roberto Rohrmann também foi homenageado. Ao entregar a placa comemorativa de 43 anos de casa ao servidor, a presidente Lilian Silva enfatizou a importância do fortalecimento da instituição, que oferece seus serviços integralmente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e da valorização de quem faz o dia a dia do Centenário: os servidores. “Se esta casa de saúde dá as respostas dela esperadas, é porque existem pessoas fazendo o seu trabalho e se empenhando para que possamos cumprir nossa missão junto à sociedade, por isso, nada mais justo do que celebrar este dia ao lado de quem faz parte da instituição”, destacou. 

Em seu pronunciamento, o secretário municipal de Saúde, Diego Pitirini, enfatizou a histórica dificuldade de captação de financiamento para que hospitais públicos como o Centenário consigam manter seus serviços em funcionamento, e enalteceu o papel dos servidores. “O Sistema Único de Saúde é composto de prédios, aparelhos, mas, fundamentalmente, das pessoas que trabalham incessantemente no cuidado, garantindo não só a assistência técnica em saúde, mas também o tratamento humano, ao acolher e orientar os pacientes”, enfatizou.

Além de servidores de todas as áreas que compõem o Hospital Centenário, participaram da celebração a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Izabel Oliveira; a diretora do Centro Municipal de Eventos, Edite Lisboa; os vereadores Ana Affonso (PT), Fabiano Haubert (PDT), Hitler Pederssetti (UNIÃO) e Nestor Schwertner (PT); a Escola da Paz e a escola SEG-Sistema de Ensino Gaúcho.
A comemoração de 92 anos da instituição foi marcada pelo lançamento de um concurso interno de redação, atividade que tem como objetivo desenvolver o pensamento, a pesquisa, a criatividade, a originalidade e a escrita criativa de funcionários, estagiários curriculares, extracurriculares e estudantes a partir do desenvolvimento de um texto sobre o aniversário do hospital.

Texto: jornalistas Alessandra Fedeski e Ana Garske.

Fotos: Wagner Pehls e Gilberto Starck.