Amenizar um pouco a saudade dos animais de estimação e receber um carinho sincero dos cãezinhos fez o dia do aposentado Amildo Schoessler, 83 anos, um pouco mais feliz. Internado há 15 dias no Hospital Centenário, ele participou hoje (24) da edição especial de Páscoa da Visita Pet realizada em parceria com a ONG Coração Vira-Lata e Unidade de Ensino Estadual Visconde de São Leopoldo (Escola Agrícola). Além disso dos cães, três coelhinhos fizeram a alegria da criançada.
Para a pequena Maria Eduarda Adam, 4 anos, nem os curativos no braço impediram a menina de pegar os coelhinhos no colo. “Adoro coelhinhos e esse é muito fofinho. Mas também gosto muito dos cãezinhos e tenho saudades do meu chow chow que está em casa”, contou ela, ao lado da mãe Denise Adam. Entre as preferências de Maria Eduarda estava a cadelinha Tábata, que não tirava os olhos dos coelhinhos. “Ela nem disfarça. Está obcecada pelos coelhinhos. Mas não há motivos para preocupação porque ela só quer cheirar”, informava uma das voluntárias da ONG.
Confortável no colo de Schoessler, uma pequena poodle parecia entender o carinho que o aposentado tem por animais. “Ela deitou no colo dele quando chegamos e só consegui tirar na hora de retornar ao quarto para ele fazer fisioterapia”, contou a filha Letícia que já viu seu pai chorar de saudades dos cãezinhos que estão em casa na Feitoria. “Hoje ele está muito feliz. Essa iniciativa é fantástica. Faz bem pra todos.”
Segundo a coordenadora do projeto e diretora de enfermagem, Fernanda Estrella, ainda não há data certa para a próxima Visita Pet, mas deve ocorrer antes do final de abril. “Esses encontros trazem muitos benefícios aos pacientes. É linda essa troca de carinho entre as pessoas e os animais. Temos todo o cuidado necessário e os benefícios compensam o trabalho para organizar a atividade”, finalizou ela. Além dos animais que vêm da ONG e da escola, também há a possibilidade do paciente se encontrar com seu próprio animal de estimação em um momento reservado.
Fotos Tatiane Brandão