Huddle e Round buscam melhorar o atendimento e os resultados para os pacientes

Iniciada em fevereiro de 2020, a aplicação das ferramentas integram o Projeto Lean nas Emergências, que tem como objetivo reduzir a superlotação dos serviços de urgência e emergência de hospitais públicos e filantrópicos. A iniciativa é uma parceria do Ministério da Saúde com o Hospital Sírio-Libanês e desenvolveu junto aos funcionários das áreas de assistência a aplicação das ferramentas.
Como as ferramentas funcionam
O Huddle reúne diariamente representantes dos serviços para a discussão de problemas apontados nas áreas com prazo de solução de 12 horas. Nele são tratados itens como leitos, manutenção e eventos adversos. No Round, a discussão, que também é diária, ocorre junto aos leitos da Emergência para apontar a condição clínica dos pacientes e, assim, prever o prazo de alta da unidade.
Sobre o Lean nas Emergências
O Hospital Centenário foi uma das 40 instituições de saúde do Brasil que foram selecionadas para participar do projeto. No decorrer da consultoria, todas as áreas de atendimento do hospital participaram de atividades de simulação, de identificação e correção de falhas e de inovação dos métodos de trabalho.
A presidente do Hospital Centenário, Lilian Silva, explica a importância do projeto. “O Lean tem auxiliado a nossa organização e a melhoria dos processos, com avaliação e acompanhamento da qualidade do atendimento e do tempo de resposta, entre outras aplicações e encaminhamentos que nos fazem pensar juntos, focando a qualidade para o paciente.”
Texto e foto: jornalista Alessandra Fedeski – MTb 17.348