A instituição recebeu nesta terça-feira (6) o Hospital Moinhos de Vento- responsável pelo estudo- para uma capacitação para o início do Estudo Prisma. A pesquisa será realizada com parturientes (quem está em trabalho de parto ou que acabou de parir) de 16 a 49 anos em maternidades do Sistema Único de Saúde e avaliará a prevalência do vírus HTLV e fatores associados à infecção e outras em infecções sexualmente transmissíveis. O estudo Prisma integra o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS ).
Pouco conhecido, o vírus atinge 20 milhões de pessoas em todo o mundo e pode causar um tipo grave de leucemia. No entanto, aproximadamente 90% não possui qualquer sintoma, mantendo uma rede de transmissão silenciosa, que inclui ainda transfusão de sangue infectado e compartilhamento de seringas. A coleta de dados, realizada pelo Moinhos de Vento, deverá iniciar em breve.
Sobre o HTLV
O HTLV (Vírus linfotrópico-T humano) é um vírus pouco estudado, apesar de existirem 20 milhões de pessoas infectadas em todo o mundo. Cerca de 2% a 4% dos contaminados desenvolverão uma leucemia de células T – tipo bastante agressivo e potencialmente fatal. Ele é transmitido, principalmente, por meio de relações sexuais desprotegidas ou da mãe para o filho.
* Com informações do Hospital Moinhos de Vento.
Fotos: Karolina Bley- Texto: jornalista Alessandra Fedeski- MTb 17.348