Hospital Centenário participa de projeto nacional direcionado à segurança do paciente

A Fundação Hospital Centenário iniciou nesta quinta-feira, 22, a capacitação dos profissionais de saúde da UTI adulto para aumentar a adesão às práticas de higiene de mãos.
A medida é um dos componentes do Projeto de Implantação Nacional da Estratégia Multimodal de Melhoria da Higiene das Mãos em Serviços de Saúde para a Segurança do Paciente realizado pela Anvisa-Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

A implantação da estratégia multimodal vem sendo apontada pela Organização Mundial da Saúde por ser mais efetiva do que uma estratégia para promover a higiene das mãos. Nesse sentido, o projeto, que iniciou em setembro, visa a aplicação de cinco componentes. A capacitação foi a segunda etapa. Durante a atividade, o serviço do Controle de Infecções do Hospital Centenário reuniu os profissionais em uma capacitação que ilustrou a importância da correta higiene das mãos, responsável por contribuir para a redução nas taxas das infecções relacionadas à assistência à saúde, as IRAS. Posteriormente, uma avaliação das práticas e um retorno para as equipes será realizada. O projeto deve se encerrar em abril de 2023.

Texto: Jornalista Alessandra Fedeski – MTb 17.348