Hospital Centenário prepara programação especial para o Outubro Rosa

Com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama, a fim de contribuir para a redução do número de casos novos e da mortalidade pela doença junto aos seus servidores e junto a comunidade, a Fundação Hospital Centenário, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, programou diversas atividades alusivas a esse tema, que ocorrerão dentro e fora da instituição.

A presidente da Fundação, Lilian Silva, ciente da importância do cuidado do trabalhador que deve ser permanente, mas, celebrando o Outubro Rosa, ressalta como ação principal, dentro da instituição, a garantia do acesso do exame de mamografia de rotina a cada dois anos para todas as trabalhadoras de 40 a 69 anos ou acima de 35 anos com história familiar. “O Hospital Centenário é referência no tratamento de câncer de mama. Conhecemos, portanto, a importância que a prevenção e o atendimento adequado possuem”, coloca.

Ações realizadas no Hospital Centenário
Os exames de mamografia serão realizados no Centro Médico Capilé com dia e hora marcada. Após, se necessário, serão agendadas ecografias mamárias e, posteriormente, consulta com especialista em Mastologia.

Durante o mês de outubro ocorre ainda a distribuição do laço cor-de-rosa, símbolo internacional da campanha de conscientização para a detecção precoce do câncer de mama, para todos os servidores.

Além disso, no dia 27 de outubro, denominado de Dia D, o Hospital Centenário irá arrecadar lenços que, posteriormente, serão doados para as instituições e ONGs da cidade que também atuam na temática do câncer de mama.

Ações junto à comunidade
As ações junto à comunidade leopoldense estarão voltadas para a prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento da doença nos respectivos locais:

-UBS Vila Brás: dia 14/10, das 9h às 15h, com distribuição de um folder educativo, autoexame da mama e solicitação de mamografia conforme o caso;

-Unidade Móvel de Saúde no bairro São Miguel: dia 19/10, das 8h30 às 11h30 e 13h30 às 16h, com distribuição de folder educativo e autoexame da mama;

-No centro, junto a rua Independência: dia 25/10, das 9h às 11h, com distribuição de folder educativo.