Hospital Centenário promove simpósio de saúde no dia 30

 

simposio

A Fundação Hospital Centenário está organizando o simpósio Atualização Clínica, Terapêutica e Epidemiológica (HIV, Aids, DST e tuberculose) que ocorrerá no dia 30 de junho, às 18h30, no Auditório da Oncologia. Voltado para os mais diversos segmentos da área da saúde, o encontro terá como palestrante o médico Paulo Behar que é professor infectologista da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), médico infectologista da Santa Casa da capital e assessor técnico da Gerência de Políticas Públicas de Cuidado em Saúde – Transmissíveis da Secretaria Municipal da Saúde de Porto Alegre. Também haverá a participação do Serviço de HIV, Aids e DST de São Leopoldo. As vagas são limitadas e a participação deve ser confirmada até quarta-feira pelo e-mail tatianebrandao.jornalista@gmail.com.

Entre os temas que serão abordados pelo palestrante está a tuberculose, seus sinais sistêmicos, formas de transmissão, diagnósticos, tratamentos e co-infecção HIV-TB. Conforme documento assinado pela Organização das Nações Unidas (ONU) no início deste ano, a tuberculose afetará 9,6 milhões de pessoas em 2016 e matará 1,5 milhão. Ainda segundo esse documento, 80% dos casos ocorrem em apenas 22 países — o Brasil figura na lista —, e 95% dos óbitos ocorrem em países em desenvolvimento. O maior risco de adoecimento por tuberculose muitas vezes está ligado à pobreza e má distribuição de renda. Entre os moradores de rua, a possibilidade de infecção é 32 vezes maior e entre os detentos, 28%.

Segundo o diretor médico da Fundação Hospital Centenário e infectologista Breno Milman, idealizador do evento, mostra-se cada vez mais necessário atualizar-se sobre esse tema. “Precisamos investir no diagnóstico precoce e no tratamento adequado. Tanto a tuberculose, quanto HIV, Aids e DSTs, são doenças preocupantes e que precisam de uma atenção especial”, diz ele, lembrando que a meta das Nações Unidas é encerrar a epidemia da doença até 2030. O simpósio contará com a participação de médicos, representantes de entidades de saúde do Estado, profissionais e estudantes da área da saúde. As inscrições são limitadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *