Os representantes do hospital paulista, Salua Andrade e Ruan Fernandes chegaram à instituição nesta segunda-feira, dia 24, para dois dias de atividades que envolvem visitas ao hospital, além de apresentação dos conceitos do projeto e seus indicadores. O Projeto Lean é vinculado ao Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), coordenado pelo Ministério da Saúde, e busca aplicar técnicas e ferramentas de qualidade e eficiência operacional, usualmente adotadas na engenharia de processos, para aprimorar os fluxos e estruturas de unidades assistenciais do SUS.
Ao agradecer a acolhida, a especialista em processos pela Beneficência Portuguesa, Salua Andrade, destacou a importância da integração de todos os setores para que o Lean tenha efetividade. “Todos fazem parte do tratamento do paciente.” Ruan Fernandes, consultor médico pela Beneficência Portuguesa, parabenizou o Hospital Centenário por ter sido selecionado para o projeto e lembrou dos benefícios que serão deixados para o paciente. “Estaremos implantando uma trilha interessante de formação e conhecimento com reflexos positivos.”
Representando a Fundação Municipal de Saúde, Roberta Pires Bazzo destacou o papel das ferramentas para a saúde pública. “São ferramentas para qualificar a assistência ao usuário e o processo de gestão como um todo.” O presidente da Fundação Hospital Centenário, Nestor Schwertner, falou da importância do momento e da satisfação em ter uma nova oportunidade de focar ainda mais em um dos grandes problemas da saúde que é a lotação das emergências. “Os nossos desafios de curto e médio prazo são enormes, mas, tenho certeza que, com o apoio de todos, conseguiremos avançar nesse sentido.”
O prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, relembrou o fato do Centenário ser um hospital regional, 100% SUS, onde a cidade investe, anualmente, do caixa livre da prefeitura, cerca de R$ 92 milhões na instituição. Vanazzi destacou, ainda, a importância do trabalho daqueles que operam a rede pública, da adaptação tecnológica necessária e da implementação, na prática, dos diagnósticos que serão apontados. “Hoje, o nosso grande desafio é usar as ferramentas que temos para melhorar.”
Também participaram do evento a vereadora Jussara Lanfermann (PT); a secretária municipal de segurança pública e defesa comunitária, Giselda Matheus; a secretária municipal de políticas para mulheres, Eliene Amorim; a diretora do centro de eventos, Edite Lisboa; os vice presidentes Gisele Vieira, Clairton da Fé, e Aguinaldo Cavedon; servidores e prestadores de serviço do Hospital Centenário.
Hospital Centenário e o Projeto Lean nas Emergências
No ano de 2020, o Hospital Centenário esteve entre as 40 instituições de saúde selecionadas em todo o Brasil para participar do Projeto Lean nas Emergências, que tem como objetivo reduzir a superlotação dos serviços de urgência e emergência de hospitais públicos e filantrópicos.
O principal objetivo é combater a superlotação hospitalar nas mais diversas áreas de atendimento: emergência, internação, exames diagnósticos, centro cirúrgico e unidade de terapia intensiva.
Texto: Jornalista Alessandra Fedeski- Mtb. 17.348
Fotos: Alessandra Fedeski e Geisiely Vargas