Inaugurada na quinta-feira, 31 de março, a Clínica D do Hospital Centenário. Setor mais antigo da Fundação, o local estava em obras desde novembro visando a qualificação e melhoria do espaço.
Além de um ambiente revitalizado, a população leopoldense passa a contar também com uma Unidade de Referência em Saúde Mental. Isto porque, agora, o local oferece um serviço especializado no atendimento a estes casos, contendo oito leitos totalmente destinados a pacientes que necessitarem de internação.
O prefeito Ary Vanazzi, que esteve presente no ato de inauguração, falou que agora o município eleva também o padrão de atendimento e tratamento da população. “Esta é uma área que estamos reabrindo para o atendimento a saúde mental, pois até então o município contratava serviços externos e agora possui atendimento com um padrão de qualidade que é o nosso objetivo, inaugurando oito leitos na cidade de São Leopoldo e trazendo pra cá um cuidado maior, com qualidade e um bom atendimento para os nossos leopoldenses” destacou.
Já a presidente do Hospital Centenário, Lilian Silva, enfatizou o acréscimo que o serviço trará para a rede de saúde. “É uma obra de extrema importância, disponibilizando estes atendimentos especializados no nosso ambiente hospitalar, estamos ampliando os pontos de atenção à saúde mental no nosso município, sem que haja a necessidade de internação destes pacientes em outras cidades”disse.
A obra, que consistiu na reforma de uma parte da Clínica, teve o investimento total de R$ 500 mil e, além dos leitos, a unidade possui uma sala de multiuso, um banheiro e uma área externa, de convivência, para os pacientes.
O secretário da Saúde, Marcel Frison, ressaltou que a inauguração do espaço conclui uma etapa importante para a saúde da cidade. “Esse processo fecha um ciclo do tratamento à saúde mental em São Leopoldo, é toda uma articulação desse processo que culmina aqui. Nessa necessidade que temos de internação para pessoas que precisem de um acompanhamento mais de perto, é um local que eles vão encontrar abrigo e cuidado, um espaço de promoção à saúde” frisou.
A presidente do Conselho Municipal de Saúde (CMS), Izabel Oliveira, destacou a importância do espaço também do ponto de vista da questão familiar. “A data de hoje é significativa pois é algo que vem de muitos anos, no próprio Conselho, essa demanda que a gente já conhecia aqui no município, dessa dificuldade de levar os pacientes daqui para outros lugares, o que dificulta também a família em acompanhar o paciente, então vendo também o quanto a pandemia prejudicou algumas pessoas e do quanto elas precisam ser acolhidas, ouvidas e ter um ambiente em que elas possam ficar mais tranquilas” disse.
Também estiveram presentes no ato o secretário geral de Governo Nelson Spolaor, a vereadora Ana Affonso (PT), o vereador Tiago Silveira (PT) e a professora do curso de Medicina da Unisinos Ana Karina da Cunha Fredel.
[Fotos: Thales Ferreira | Texto: Alice Mesquita – estagiária Hospital Centenário | Jornalista Responsável Patrícia Duarte – MTb 7684