Nesta quarta e quinta-feira, dias 6 e 7, o Hospital Centenário e o Semae promovem atividades alusivas à Semana da Consciência Negra, sendo a terceira edição realizada pelo Semae e a primeira pelo Centenário. A solenidade de abertura ocorreu na noite de quarta-feira, seguida da palestra “Racismo Institucional no Século XXI”, ministrada pelo presidente do Conselho de Desenvolvimento e Participação da Comunicade Negra do RS (Codene), e servidor do Grupo Hospitalar Conceição, Celso Procópio.
À plateia que lotou o Anfiteatro do Hospital, Procópio lançou a pergunta: Por que falar sobre racismo institucional no século XXI? Segundo o palestrante, os índices atuais justificam: no Brasil, o salário de um negro é, em média, 36,11% menor do que um não negro; as mulheres negras ocupam apenas 7,5% dos cargos públicos no âmbito federal; no setor privado, apenas 5,3% dos cargos de liderança são ocupados por negros; já no sistema educacional, apenas 9,4% dos negros possuem 12 anos ou mais de estudo, sendo que 44,02% dos jovens negros, de 15 a 29 anos, trabalham em situação informal, enquanto 47% das mortes na primeira semana de vida são de crianças negras.
“Temos hoje em torno de 113 milhões de negros no país, totalizando 54% do total da população, ou seja, somos a segunda maior população do mundo, ficamos atrás apenas da Nigéria, um país que fica situado no continente africano”, destacou Procópio.
Fizeram parte da mesa de abertura a secretária municipal de Diretos Humanos, Lucimar Lopes Pedroso; a vice-presidenta de Operações do Hospital Centenário, Janaína Corrente; a chefe de Gabinete do Semae, Giselda Matheus; a representante do Núcleo de Promoção da Igualdade do Hospital Centenário, Suzana Pedroso Correa; O representante do Coletivo de Políticas para Promoção da Igualdade Racial do Semae, Luís Carlos de Oliveira; a chefe do Departamento de Igualdade Racial Nadir Maria de Jesus; e o presidente do Conselho Municipal da Igualdade Racial, Marcos Bica.
[Texto e fotos: Jornalista Ana Garske | MTb 8443 | Fundação Hospital Centenário|