Reduzir tempos de espera que geram desperdícios, tais como a espera do paciente que entra na Emergência para o atendimento médico, a realização de exames, administração de medicação, entre outros encaminhamentos e procedimentos, é o principal foco do projeto Lean nas Emergências no Hospital Centenário. Após a apresentação dos resultados das primeiras semanas de implantação da ação, nesta terça-feira, 10, os consultores do Hospital Sírio-Libanês André Wajner e Adriano Fernandes, iniciaram a etapa dos planos de ação para modificação do que não agrega valor.
Por que acontecem as esperas? Responder a esta pergunta e promover as mudanças necessárias para reduzir os tempos de espera é a proposta da ferramenta Lean, que vai além da emergência, atingindo toda a área assistencial da instituição. E é este o propósito das equipes nos próximos cinco meses, com acompanhamento presencial dos consultores do Sírio-Libanês a cada 15 dias.
No início deste ano, o Centenário foi selecionado para participar do Projeto Lean nas Emergências, que tem como objetivo reduzir a superlotação dos serviços de urgência e emergência de hospitais públicos e filantrópicos. A iniciativa está em seu quarto ciclo e é uma parceria do Ministério da Saúde com o Hospital Sírio-Libanês no âmbito do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS) para o triênio de 2018 a 2020.