LEITE MATERNO, O ALIMENTO QUE VALE OURO

Lucilene da Silva, 28 anos, mãe da bebê Stefany Luiza, e Delma dos Passos Moraes, 28, mãe do Eliel Pietro, compartilham o quarto na Maternidade do Hospital Centenário, e trocam impressões sobre as primeiras experiências com os filhos recém-nascidos. Para elas, a amamentação é assunto muito importante. “É um leite na temperatura certa, que está sempre pronto, e tem muito valor para ela”, diz Lucilene. Para Delma, oferecer seu leite ao filho é importante porque previne doenças. “É o alimento que garante que ele cresça saudável”, acredita. Lucilene e Delma estão certas! Considerado o alimento mais completo que existe, o leite materno sacia a fome, impulsiona o viver, por isso, é indispensável nos primeiros momentos da existência.

Para celebrar a Semana Mundial de Aleitamento Materno, que vai de 1º a 8 de agosto, o Centro Obstétrico e a Maternidade do Hospital Centenário promoveram uma roda de conversa, nesta sexta-feira, voltada à conscientização para a importância da amamentação. Com a participação das mães e dos pais que estão na Maternidade, acompanhados dos bebês, a atividade foi desenvolvida pela coordenadora de Enfermagem da área, enfermeira Simone de Souza, e preparada pelos alunos da turma 42A, da disciplina Materno Infantil da Escola de Enfermagem da Paz.

Denominado Agosto Dourado, este mês é dedicado à conscientização para a importância do aleitamento materno. “Podemos dizer que o leite materno é a primeira vacina que o bebê recebe, e que vai contribuir para o seu crescimento mais saudável e longe de doenças. No Hospital Centenário, incentivamos a prática, e procuramos envolver o pai também”, explica a enfermeira Simone de Souza. Em 2019, o lema da campanha Agosto Dourado é “Capacite os pais e permita a amamentação, agora e no futuro.”