A enfermeira especialista em terapia intensiva, Andréa Beck, da Unisinos, abriu a programação de palestras da 21ª Semana da Enfermagem, nesta terça-feira. Direcionada a enfermeiras/os, a atividade abordou o tema da liderança na construção de ambientes favoráveis. Olhar para a frente, buscando encontrar as perspectivas para ambientes favoráveis, são desafios que movem os líderes nas organizações. Referindo-se ao à instituição hospitalar, Andrea enfocou a organização dos processos de trabalho, a transformação do ambiente em um espaço de oportunidades, e a motivação das pessoas, a partir do exemplo dos gestores das diferentes unidades. “Líderes precisam criar coerência estratégica, pois, suas atitudes resultam em mais atenção dos trabalhadores do que suas palavras”, explanou.
Com o tema Reflexões e perspectivas, a Semana da Enfermagem segue até a quinta-feira, dia 17. Na programação, palestras, debates e oficinas sobre temas relacionados à profissão. Em sua 21ª edição, a semana é voltada a homenagear e valorizar a categoria com o maior número de trabalhadores/as da instituição: são 58 enfermeiros/as, 207 técnicos/as e 108 auxiliares de enfermagem.
A presidenta do Hospital Centenário, Quelen da Silva; a vice-presidenta de Operações, Lilian Silva, e representantes da Secretaria Municipal de Saúde, também assistiram a palestra.