Mais um gesto solidário do Lions Clube deu mais qualidade no aparelhamento do Centro Obstétrico do Hospital Centenário. Uma cerimônia na tarde desta quarta-feira marcou a entrega de um monitor fetal (MAP), aparelho responsável por melhorar o padrão de assistência obstétrica, e é projetado para fornecer as informações para fazer avaliações clínicas rápidas e precisas.
Esses aparelhos compactos e leves são projetados para aplicações ante e intra-parto no consultório e no hospital. “O monitor fetal auxilia no registro do bem-estar fetal em algumas patologias e durante o acompanhamento do trabalho de parto”, explica a chefe do Centro Obstétrico, obstetra Rosemeri de Moraes Xarão.
A demanda sobre a necessidade do equipamento, avaliado em R$ 17 mil, foi apresentada à entidade há cinco meses, quando o Lions demonstrou interesse em realizar a compra e doá-lo. O presidente do Hospital Centenário, Gilso Gotardo, elogiou o gesto. “Agradecemos esse bem que estão nos trazendo e às nossas gestantes e esperamos que seja mantida essa parceria tão importante”, ressaltou.
“Nós queremos contribuir com a cidade e mostrar o que é o Lions e que estamos prontos para ajudar o próximo. Acreditamos que este aparelho era o principal para ajudar as gestantes e direcionamos o nosso foco para esta doação”, comenta a presidente do Lions Clube Padre Reus, Janete Fátima Manoel.
Segundo a vice-presidente administrativa do HC, Fátima Azeredo, o equipamento irá ampliar a qualidade dos serviços prestados. “O Lions tem um olhar voltado ao Hospital e um grande interesse em nos ajudar e isso é muito importante. Gostaríamos que outras empresas tivessem a mesma visão”, destaca.
No final de setembro, os “leões” visitaram o HC para a formalização da doação de mobiliário que atualmente equipam a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Participaram também da cerimônia de hoje, o secretário de Saúde, Julio Galperim, a chefe do Centro Obstétrico, Rosemeri Moraes Xarão, entre outras autoridades e especialistas.
Sobre o monitor fetal
O monitor fetal modelo é indicado para o uso no teste do bem-estar do feto durante o pré-parto, particularmente nas gestações de alto risco e na rotina de monitorização não invasiva durante o trabalho de parto e do parto propriamente dito.