Mulheres do Centenário têm palestra sobre câncer de mama e sexualidade

Você sabia que homem também tem câncer de mama? Que a menina deve começar a fazer o autoexame da mama logo após a primeira menstruação? Que entre as mulheres o câncer de mama é o segundo mais frequente no mundo? Essas e outras questões foram apresentadas pela enfermeira chefe do Hospital Centenário, Fernanda Estrella, na palestra que integrou as atividades do Dia da Mulher da instituição. Segundo Fernanda, apesar de ser um assunto bastante discutido, ainda há muitas dúvidas sobre o assunto. “A mamografia, por exemplo, deve ser feita a partir dos 40 anos, mas caso a paciente tenha histórico familiar ou apresente alguma irregularidade na mama, é preciso sim fazer o exame”, esclarece ela.

Entre os fatores que aumentam o risco de uma pessoa ter câncer de mama estão o histórico familiar, cigarro, álcool, uso prolongado de anticoncepcional, reposição hormonal na menopausa e nas meninas que têm a primeira menstruação antes dos 10 anos. “Esses fatores apenas agravam o risco, mas não quer dizer que apenas essas pessoas possam ter a doença. Por esse motivo o autoexame é tão importante e na menor suspeita deve-se investigar.” Além do autoexame, alimentação equilibrada e atividades físicas ajudam a prevenir a doença que atinge números assustadores. No mundo, a cada 24 segundos uma mulher é diagnosticada com câncer de mama.

Sexualidade

Também integrando o Dia da Mulher, a médica ginecologista Michelli Osanai ofereceu palestra às servidoras do Hospital Centenário sobre o tema sexualidade. De uma forma bem humorada e objetiva, ela tirou dúvidas das participantes e explicou as diferenças entre homens e mulheres na questão sexual. “Mulher é mais sentimental, dá mais importância à comunicação do que ao sexo. Homem é imediatista”, disse ela ressaltando que vários fatores interferem na vida sexual, entre eles, o estresse tão comum nos dias de hoje.

Maquiagem e exames

Além das palestras e distribuição de pílulas anticoncepcionais, coleta de exames pré-câncer e mamografia, as mulheres ganharam oficinas de automaquiagem. “Elas estavam com muitas dúvidas e foi muito bom poder ajudar”, comentou a consultora Cíntia Kieling Albrecht, que também ofereceu o SPA mãos e lábios de seda para pacientes da maternidade e da Clínica C.

Em parceria com a Secretaria da Saúde, as enfermeiras Rosângela Terres e Ana Paula Becker atenderam a uma reivindicação das funcionárias. “A gente está sempre cuidando dos pacientes e raramente temos tempo para cuidar de nossa saúde. Não conseguimos tempo para ir aos postos e muitas vezes não temos horárioS disponíveis para ir fazer os exames. Essas ações são muito importantes e devem ser feitas com mais frequência”, disse a técnica em enfermagem Neida Cardoso.

20160309_110636
20160310_105153 20160310_11034320160308_14313820160308_092141

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *