O primeiro sábado do mês em que nos vestimos de rosa para reforçar a importância do autocuidado como caminho para o diagnóstico precoce do câncer de mama, marcou o encerramento do mutirão de consultas ginecológicas, uma ação de caráter preventivo realizada em parceria pelo município e a ONG Juntos Pela Vida. As salas de espera e os consultórios do Ambulatório de Especialidades do Hospital Centenário foram decorados com balões e laços da cor da campanha Outubro Rosa, para acolher as pacientes que enfrentaram a chuva e começaram a chegar desde às 8h. Pela manhã, integrantes do coral da Associação Força Rosa levaram canto, leveza, e a mensagem de que, juntas, as mulheres são mais fortes.
Realizado em quatro etapas, desde o mês de agosto, o mutirão foi estruturado para contemplar 800 mulheres, de todas as regiões do município, com consultas ginecológicas, exames de pré-câncer e encaminhamento para realização de mamografia, porém, foram realizados 850 atendimentos no total, superando a meta inicial. Ao todo, 16 médicas ginecologistas se revezaram, nos quatro sábados de mutirão, no atendimento às pacientes.
Funcionárias do Hospital Centenário que aproveitaram para colocar seu pré-câncer em dia, comentaram a iniciativa: “Somos trabalhadoras da saúde, é comum atendermos casos adiantados de câncer, muitos deles pela falta do diagnóstico precoce. Por isso, considero muito importante esta oportunidade”, disse a técnica de enfermagem Fernanda Cezimbra, de 35 anos. Colega de profissão de Fernanda, Cátia Regina da Silva, 47, lembrou que oportunizar às servidoras participar do mutirão fez a diferença. “A dificuldade enfrentada pela comunidade é a mesma nossa”, destacou.
Diane Aparecida Kleinhans, 46, do setor de Higienização, acredita que o acesso facilitado à consulta estimula mais mulheres a cuidar da saúde. “Acho que muitas mulheres deixam de fazer o exame, mas, quando são lembradas e têm uma oportunidade acessível com esta, não deixam de aproveitar. A técnica de enfermagem Vanessa Hoffmeister, 33, mencionou a relevância da prevenção. “É muito triste quando a doença avança, por isso, nunca deveríamos descuidar da prevenção.”
O secretário municipal de Saúde, Ricardo Charão; a presidenta do Hospital, Lilian Silva; o diretor da ONG Juntos pela Vida, cirurgião geral e oncológico Carlos Antonello; a vice-presidenta de Operações, Janaína Corrente; a diretora de Enfermagem, Fabiani Oliveira; a coordenadora de enfermagem do Centro Obstétrico e Maternidade, Simone de Souza; a diretora de Regulação da Semsad, Adriana Freitas Moreira; funcionários de diversos setores do Centenário, e voluntárias da ONG Juntos Pela Vida atuaram no mutirão, que se encerrou no final da tarde.
[Jornalista Ana Garske | MTb 8443 | Fundação Hospital Centenário|