Após uma reunião de trabalho com as equipes da Secretaria Municipal de Saúde, da Fundação Municipal de Saúde e do Hospital Centenário, na manhã desta segunda-feira, 4, o prefeito de São Leopoldo Ary Vanazzi anunciou em live pela Rádio Prefeitura de São Leopoldo as ações do município diante do aumento expressivo da demanda por pacientes com Covid e síndrome respiratória no final de semana.
Conforme o prefeito Vanazzi, a reunião foi de avaliação e busca de soluções. “Estamos reunidos desde cedo, tratando desse tema, com um volume expressivo do aumento da demanda, tanto de dengue, como de casos de Covid, estamos avaliando os cenários, definindo algumas medidas para reforçar as equipes e garantir o atendimento da população para juntos enfrentarmos esse problema. Para terem ideia, neste final de semana, na Feitoria, ultrapassamos 200 atendimentos, no Centenário mais de 250, e na UPA no final de semana quase 400, isso é muito acima da média”, destacou.
Entre as medidas anunciadas pelo prefeito Vanazzi, estão a abertura de seis Unidades Básicas de Saúde e atendimento com horário estendido. Unidades de Saúde Paim, Vicentina, Padre Orestes, Brás e Cohab Feitoria, com atendimento até as 20h, e a UBS Scharlau, próxima a UPA da Zona Norte até as 22h.
Também reforçou a cobrança feita por meio do Consórcio da Associação dos Municípios da Região Metropolitana da Grande Porto Alegre (GRANPAL), para uma ação mais efetiva e articulada do Governo do Estado no enfrentamento da dengue na Região Metropolitana e relatou a reunião que teve na semana passada com o Ministério Público como forma de fortalecer as ações de enfrentamento da dengue.
Informou que o município de São Leopoldo irá judicializar contra o Governo do Estado, e a Secretaria Estadual de Saúde pela agilização das transferências de pacientes que aguardam no Hospital Centenário por procedimentos em outros hospitais referenciados. Atualmente mais de 20 pacientes aguardam, alguns há mais de 30 dias por transferência, o que gera, de acordo com Vanazzi, um custo elevado, e nenhuma resolutividade para quem está no leito, além de trancar a possibilidade de internação de novos pacientes.
Informou ainda que um decreto será assinado, tornando obrigatório o uso de máscara nas unidades de saúde, como forma de reduzir o contágio dos sintomas gripais, e que as unidades serão orientadas a distribuir máscaras para a população que busca atendimento.
Como forma de qualificar ainda mais o atendimento, será articulado com as equipes das unidades de saúde, a coleta de sangue para realização de exame de hemograma diretamente nas unidades básicas, conforme prescrição médica, enquanto o paciente já recebe a medicação e hidratação, de acordo com o caso de cada um. Também de forma emergencial serão comprados 10 mil testes rápidos de dengue e Covid nos próximos dias.
“Estamos com uma situação bem delicada, um aumento muito expressivo na demanda, e por essa razão precisamos ampliar ainda mais os atendimentos e o acesso para a população, estamos fazendo diversas ações como mutirão, unidades abertas no final de semana, estamos na 9ª semana do ano, e a previsão do Estado é que a dengue vá até a 20ª semana, então temos um longo caminho pela frente e estamos, nosso prefeito, nossas equipes, o governo de modo geral organizando as condições para atender a população e é fundamental que a população colabore, faça sua parte no combate à dengue”, afirmou a secretária de Saúde Andréia Nunes.
Outra medida anunciada é a contratação emergencial de 15 novos agentes de endemias e dois supervisores para reforçar as ações de enfrentamento da dengue nas comunidades. O prefeito Vanazzi também reforçou a importância da população completar o ciclo vacinal da Covid, procurando o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
O diretor do Hospital Centenário, Clairton da Fé, destacou a situação de superlotação na instituição. “Estamos operando muito acima da nossa capacidade, ou seja, 215% acima do ideal no nosso pronto socorro, já protocolo de superlotação, leitos normais e leitos de UTI lotados, os pacientes mais graves, tipos B e C, demandam mais tempo de cuidado, e reforçamos um apelo para a população procurem o atendimento nas unidades de saúde mais perto da sua casa, e que também faça a sua parte para combatermos o mosquito, principalmente dentro de suas casas”, destacou Clairton.
A presidente da Fundação Municipal de Saúde, Paula Silva, informou que a procura nas unidades tem aumentado muito. “Temos uma demanda mais expressiva a partir do final do dia, importante que a população faça sua hidratação adequada, e que a população além de cuidar do seu pátio, ajude no enfrentamento, também busque o atendimento logo nos primeiros sintomas”, destacou Paula.
O secretário Geral de Governo, Nelson Spolaor, reafirmou: “É muito importante que a população fique muito atenta, estamos anunciando aqui na live justamente isso, temos decisão de emergencialmente comprar os testes e vamos viabilizar que as coletas do hemograma possam ocorrer diretamente nas unidades, inclusive com a devolutiva do resultado das plaquetas ao paciente na própria unidade, onde a pessoa já recebe o atendimento e uma pronta resposta, de acordo com essa determinação do prefeito Vanazzi, dando mais resolutividade nas unidades básicas reduzindo assim a pressão na UPA, no Hospital e no Centro de Saúde da Feitoria”, afirmou Spolaor.
[Fotos: Valentin Thomaz | Texto: Jornalista Valentin Thomaz (MTb. 19.048) e Marcel Vogt – estagiário de Jornalismo | Scom/PMSL]