Preocupado com o aumento da demanda e de relatos de esgotamento na capacidade de atendimento de saúde na Região Metropolitana, na manhã deste domingo, 15 de maio, o prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi convocou uma reunião de forma on-line com o secretário da Saúde, a presidente do Hospital Centenário e demais membros do governo para avaliar a situação. Uma reunião com a Granpal e outra com a Amvars deverá tratar do assunto ao longo da semana.
De acordo com o relato do secretário da Saúde Diego Pitirini, a situação envolve desde a falta de profissionais, até a falta de medicamentos em hospitais e Upas da região.
A presidente da Fundação Hospital Centenário, Lilian Silva, relatou a situação do aumento de demanda no HC e dos desafios de fechar a escala, especialmente na área da pediatria.
Na discussão foi evidenciado que o aumento da circulação de diversas viroses, depois de dois anos de pandemia, tem sido o principal fator de pressão sobre o sistema de saúde. O Secretário da Saúde Diego Pitirini, ressaltou que somado a isso, estão a baixa procura no estado e no país pelas vacinas da influenza, sarampo, e da covid, e a migração da população dos convênios, em especial do IPE Saúde, para a rede pública também tem aumentado significativamente a demanda por atendimentos, sem contar a epidemia dos casos de dengue.
Lilian Silva enfatizou que embora em alguns momentos sejam necessárias reorganizações nos fluxos e processos, e aumento do tempo de espera, a rede de urgência e emergência tem se mantido plenamente aberta e dado conta de todos os casos graves e consultas por queixa, e que o município está preparado para que, em nenhuma hipótese, haja desassistência aos cidadãos, mesmo que pontualmente haja falta de uma ou outra especialidade.
O Prefeito Vanazzi manifestou preocupação, em especial com a situação das crianças que em virtude do retorno às aulas presenciais e da volta do convívio social, tem tido muitos sintomas em especial casos de febre prolongada, e vai levar o tema a uma discussão regional através dos prefeitos da Granpal e da AMVARS, buscando soluções em especial para a contratação de pediatras que estão em falta.
De acordo com o prefeito Vanazzi, “temos estado sempre atentos, observando e reunimos hoje, no domingo, justamente para já avaliarmos as condições nossas e da região, precisamos encontrar soluções que sejam mais adequadas para atender cada vez melhor a nossa população. Estamos cientes das cobranças, mas temos feito um enorme esforço para atender bem, contratamos mais profissionais, ampliamos o serviço, mas a demanda tem aumentado significativamente”, afirmou Vanazzi.
E reforçou, “o cidadão bate na porta do município, mas precisamos cobrar que o Estado e a União entrem no tema do enfrentamento e do cuidado da saúde, sozinhos os municípios não vencem essa guerra. Vamos reunir amanhã de modo especial os envolvidos com esse tema para avaliar e anunciar novas medidas ao decorrer da semana, visando garantir as condições adequadas de atendimento e prevenção, para como sempre defender e a vida da população em primeiro lugar”, concluiu Vanazzi.
Texto: Jornalista Valentin Thomaz Mtb 19048 / Superintendência de Comunicação/ PMSL.