PROJETO VISA ATENDIMENTO INTEGRAL E HUMANIZADO A PACIENTES EM SOFRIMENTO PSÍQUICO

O Hospital Centenário não é referência em atendimento para a especialidade de Psiquiatria. Os pacientes que chegam na Emergência são acolhidos e referenciados para instituições habilitadas, via central de leitos, ou encaminhados para a rede municipal de saúde. No entanto, no período em que estão aqui, os serviços de Psicologia e Terapia Ocupacional (TO) desenvolvem, em conjunto, um projeto visando proporcionar atendimento mais qualificado e humanizado a esses pacientes em sofrimento psíquico decorrente de transtorno mental e/ou abuso de substâncias psicoativas, e a seus familiares.

Have a question about Cialis or tadalafil 20 mg best price? However is this actually the right field for you?
A estratégia de intervenção utilizada pela psicóloga Rossana Oliveira e pela terapeuta ocupacional Viviane Mello, inclui atendimento individual e oficinas terapêuticas. Elas explicam que o objetivo do projeto é promover a escuta qualificada, a expressão e a elaboração de sentimentos, maior autonomia e desenvolvimento de habilidades sociais e de autocuidado, bem como, estimulação de aptidões e funções essenciais para execução de atividades psíquicas, motoras e socioculturais. “Este trabalho busca oportunizar atenção integral ao paciente, minimizando os efeitos negativos da internação, deixando de focar apenas no tratamento medicamentoso”, dizem as profissionais.


No decorrer da internação, é oferecido suporte e orientação aos familiares, sobre manejo, fortalecimento de vínculos e comprometimento na continuidade do tratamento após a alta hospitalar. “O objetivo é possibilitar a reinserção familiar e social do paciente, gerando melhor qualidade de vida ao núcleo familiar”, acrescentam Rossana e Viviane.

TO2TO3TO5TO1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *