#QuemFazOCentenário

Talvez muitos não tenham conhecimento, mas a Terapia Ocupacional (TO) tem uma grande importância na recuperação funcional do paciente e sua ação em contexto hospitalar também é preventiva com intervenções para o posicionamento adequado dos pacientes e mantê-los estáveis, confortáveis e com posturas alinhadas. De acordo com a terapeuta do Hospital Centenário, Viviane Mello, “A Terapia Ocupacional auxilia na prevenção do surgimento de lesões por pressão na pele, dores e edemas, desenvolvimento de infecções graves, internações prolongadas, elevação das taxas de infecção hospitalar e mortalidade”.

Com apoio do setor de costura do Centenário a terapeuta ocupacional Viviane confecciona anteparos de posicionamento com colchões piramidais que, com os rolos e materiais de posicionamentos (coxins) adquiridos pela instituição, são distribuídos na UTI Covid, UTI Adulto, Clínicas de Internação e Emergência.

Para a Área Covid, por exemplo, foram produzidos e entregues kits para a posição de prona (barriga para baixo), para expansão dos pulmões e oxigenação. Os materiais envolvem a região torácica, pélvica, membros inferiores e cabeça.

A terapeuta ocupacional do Centenário e as costureiras da instituição também confeccionarão materiais específicos para a UTI Neo, com o objetivo de promover postura adequada dos recém-nascidos, evitando o suporte de peso na mesma área por longo período, protegendo o bebê e seu correto desenvolvimento