A movimentação foi grande no Ambulatório de Especialidades do Hospital Centenário, desde o início da manhã deste sábado, dia 24. Dezenas de mulheres compareceram à primeira etapa do mutirão de consultas ginecológicas, com exames de pré-câncer e encaminhamento para realização de mamografia. O mutirão ocorrerá em quatro etapas e é uma parceria do Município com a ONG Juntos Pela Vida, que disponibilizará médicos ginecologistas para atender 800 mulheres, de diversos bairros da cidade.
As beneficiárias são mulheres como a dona Anilda Souza da Silva, de 67 anos, que não descuida da saúde e procura fazer seu exame preventivo anualmente. “Para mim é rotina, e esse mutirão ajudou a conseguir a consulta mais rapidamente”, conta a moradoa do bairro Rio Branco. O mutirão também beneficia jovens como Alessandra Gomes Brazero, de 18 anos, e Renata Cheraczki Caetano, também de 18, que fizeram o exame preventivo pela primeira vez. “É algo ainda desconhecido para a gente, mas a equipe foi bem atenciosa, e isso é muito importante, faz a diferença”, revelou Renata.
O sábado também foi dia para tirar dúvidas. Alexandra Silva de Paula, 40, tem dois filhos gêmeos de 14 anos, e queria saber mais sobre a vacina contra o HPV. Foi informada de que a vacina é disponibilizada pelo SUS nas unidades básicas de saúde.
ESPECIALISTA
Com a experiência de quem atua há mais de 20 anos como ginecologistra-obstetra, a coordenadora médica do Centro Obstétrico e Maternidade do Hospital Centenário, Rosemeri Xarão, foi uma das médicas que atuou na ação deste sábado. Rosemeri ressaltou a importância da regularidade da visita ao ginecologista, em especial, para prevenir doenças como o câncer de mama e do colo do útero. “A mulher que visita regularmente o ginecologista, faz também uma prevenção geral em outras áreas”, complementou. Sônia Regina Teixieira, 50 anos e 5 filhos, concorda com a médica: “Faço meus exames todo ano. Sou moradora de São Leopoldo há apenas um ano, e achei muito importante esta oportunidade de hoje.”
A presidenta do Hospital, Lilian Silva; o secretário municipal de Saúde, Ricardo Charão; a vice-presidenta de Operações, Janaína Corrente; a diretora de Enfermagem, Fabiani Oliveira; a coordenadora de enfermagem do Centro Obstétrico e Maternidade, Simone de Souza, e diversos funcionários do Centenário, atuaram no mutirão.
O diretor da ONG Juntos pela Vida, cirurgião geral e oncológico Carlos Antonello, e um grupo de voluntários da ONG, também participaram da ação, que já ocorreu em outros municípios da região e pela primeira vez é realizada em São Leopoldo.
As próximas edições do mutirão ocorrerão nos dias 14 e 28 de setembro, e 5 de outubro.
O mutirão de consultas integra o conjunto de ações voltadas para a saúde da mulher, apresentado esta semana pelo prefeito Ary Vanazzi. Também serão realizadas 40 cirurgias de mama e 100 consultas de mastologia, além da retomada das cirurgias ginecológicas no Hospital Centenário.
.[Texto e fotos: Jornalista Ana Garske | MTb 8443 | Fundação Hospital Centenário|