São Leopoldo garante habilitação dos leitos de UTI Covid no Hospital Centenário pelo Ministério da Saúde

O trabalho de preparação da saúde de São Leopoldo no enfrentamento à pandemia do coronavírus ganhou um novo reforço nesta terça-feira, 9 de junho. Após cobranças públicas sobre a habilitação dos leitos do Hospital Centenário, ao Estado e ao Governo Federal, a Portaria nº 1.502/20, publicada no Diário Oficial garantiu a habilitação de cinco leitos de UTI Covid do Hospital Centenário pelo Ministério da Saúde. A Portaria do Ministério da Saúde habilitou leitos em 18 municípios. 


O Hospital Centenário conta com 10 leitos de UTI na área Covid, cinco destes regulados pelo Estado do Rio Grande do Sul, o que significa um aporte de recurso para a manutenção dos leitos. O prefeito de São Leopoldo Ary Vanazzi comemorou a habilitação dos leitos: “tivemos hoje a notícia muito importante do credenciamento de cinco dos nossos dez leitos de UTI Covid, isso vai ajudar muito no enfrentamento com mais qualidade no atendimento, fortalecendo o trabalho de defesa da vida, especialmente nesse momento de aumento da procura pelo hospital, da nossa população mais pobre mais humilde, que tanto precisa de atenção. Parabéns ao Município, parabéns pela luta dos trabalhadores do nosso hospital”, afirmou Vanazzi.

Para a presidente da Fundação Hospital Centenário, Lilian Silva, a habilitação significa um reforço importante para a manutenção das ações do Covid no Hospital. “Estamos organizados para atender a população e todo o recurso que nos auxilie no enfrentamento à pandemia é importante e significa uma vitória para o Hospital”. O Hospital Centenário e a Prefeitura de São Leopoldo cobravam desde de 26 de março a habilitação desses leitos.

Texto: Jornalista José Luís Zasso – Mtb 17.341
Foto: Thales Ferreira