SEGUNDA ETAPA DO MUTIRÃO DE CONSULTAS GINECOLÓGICAS ATENDE MAIS DE 200 MULHERES

Um sábado de temperatura amena para ninguém botar defeito, clima perfeito para as mais de 200 mulheres que colocaram em dia sua consulta ginecológica, no Ambulatório de Especialidades do Hospital Centenário, e, em alguns casos, saírem com a requisição para a realização de mamografia. Há alguns dias, Clarice Rodrigues Pereira, de 47 anos, moradora do bairro São Geraldo, foi à unidade de saúde por causa de uma dor no ombro que a estava incomodando. Lá, foi convidada a fazer seu pré-câncer, e saiu com a data agendada para este sábado. Ela admite que há 16 anos não consultava com ginecologista. “Quando a gente não sente dor, vai deixando de lado, foi muito importante terem me lembrado”, diz Clarice. Luciane Coelho Schultz, 28 anos, estava há sete anos sem se preocupar com o pré-câncer. Moradora da Feitoria, ela concorda com a Clarice a respeito da importância da prevenção: “Precisamos ficar mais atentas para a nossa saúde.

” Enquanto aguardavam para entrar no Ambulatório, Clarice, Luciane, e dezenas de mulheres conversaram sobre a importância desta iniciativa com o prefeito Ary Vanazzi, que esteve no Hospital no início manhã e acompanhou a chegada das primeiras pacientes para a consulta. O mutirão de consultas ginecológicas integra um conjunto de ações voltadas à saúde da mulher, e é uma parceria do Município com a ONG Juntos Pela Vida, que disponibiliza médicos ginecologistas para atender, ao todo, 800 mulheres, de diversos bairros da cidade.

O secretário municipal de Saúde, Ricardo Charão; a presidenta do Hospital, Lilian Silva; a vice-presidenta de Operações, Janaína Corrente; a diretora de Enfermagem, Fabiani Oliveira; a coordenadora de enfermagem do Centro Obstétrico e Maternidade, Simone de Souza, e diversos funcionários do Centenário, atuaram no mutirão, que no turno da tarde foi conduzido pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde (Semsad).

O diretor da ONG Juntos pela Vida, cirurgião geral e oncológico Carlos Antonello, e um grupo de voluntárias da ONG, também participaram da ação, que já ocorreu em outros municípios da região e pela primeira vez é realizada em São Leopoldo. As próximas edições ocorrerão nos dias 28 de setembro e 5 de outubro.

As inscrições são realizadas nas Unidades Básicas de Saúde, na Unidade Móvel, ou ainda no Centro Capilé e na Recepção da Prefeitura.

.[Texto e fotos: Jornalista Ana Garske | MTb 8443 | Fundação Hospital Centenário|