Sino da Vitória retorna para casa

O principal símbolo das altas na antiga Área Covid-19 do Hospital Centenário voltou para seu dono. O Sino da Vitória foi devolvido para o empresário Édio Zang nesta terça-feira, 14 de junho, pela presidente do Hospital Centenário, Lilian Silva.

Em abril de 2020, Zang emprestou o sino ao hospital leopoldense para que os pacientes internados na Área Covid-19 o tocassem, como símbolo de celebração pela alta, após serem acometidos pelo vírus. A presidente Lilian Silva, agradeceu em nome da casa de saúde pelo empréstimo.

“No meio de tanta pressão e incertezas, com os pacientes graves e as pessoas sofrendo, além de toda a angústia dos profissionais de saúde, o sino foi uma forma de olhar de forma positiva para o que estávamos vivendo, destacando a nossa capacidade de cuidar do paciente. Uma forma de mostrar que muita gente foi salva”, diz. “Agradecemos ao senhor Édio Zang pelo carinho e gentileza ao nos emprestar o sino que foi um símbolo de superação durante os piores momentos da pandemia de Covid-19”, coloca a presidente.

Em março de 2022, a Área Covid-19 foi oficialmente desativada e o Sino da Vitória retirado. O local passou por reformas e voltou a atender como Pronto Socorro – função que tinha antes da pandemia – em 9 de maio deste ano. Os pacientes de Covid-19 foram realocados para uma área isolada dentro do Hospital Centenário.

Texto: Karolina Bley – estagiária de Jornalismo | Fotos e jornalista responsável: Alessandra Fedeski – MTb 17.348