Sipat Hospital Centenário oferece palestras, desfile e dicas de beleza

 

20161024_102002

A Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat) do Hospital Centenário teve início dia 24, no Auditório da Neurologia, com a palestra Mitos e verdades sobre a nossa voz, apresentada pela fonoaudióloga Aline Romann. Também fazem parte do primeiro dia as palestras Estar de bem com a vida é estar bonita, com a consultora de beleza Rochele Munari, e Vivendo as diferenças, com a coordenadora de Educação Continuada Fernanda Estrella. Para a presidente da Comissão Interna de Prevenção a Acidentes (Cipa), Marlise Stephanini, o primeiro dia superou as expectativas. “Buscamos uma programação que envolvesse assuntos de diferentes temas. Esperamos que siga a boa participação até a quinta-feira quando encerraremos a semana com um desfile”, conta ela.

Para amanhã estão programadas as palestras Sexo e bem-estar, Colocando o corpo em movimento e Vivendo as diferenças. Na quarta é a vez da Alimentação nas diversas fases da vida da mulher e A empatia como recurso facilitador das relações humanas. O encerramento, na quinta, fica por conta do desfile de roupas hospitalares que ocorrerá no refeitório do hospital, a divulgação da frase vencedora do concurso Sipat e uma atração surpresa para os funcionários.

SOBRE A VOZ

Chocolate faz mal para a voz? E maçã? Essas e outras perguntas foram respondidas pela fonoaudióloga Aline Romann na palestra sobre mitos e verdades sobre a voz. “Muitas teorias são citadas sobre os cuidados com a voz, mas nem todas são verdadeiras. A água com sal para fazer gargarejo, por exemplo, pode prejudicar muito dependendo a quantidade de sal. Além da água estar em temperatura morna, apenas uma pitadinha de sal deve ser colocada. Quanto ao chocolate, ele prejudica a voz já que a gordura acaba se fixando nas pregas vocais. Já a maçã faz bem, pois ela tem propriedades adstringentes e é usada na limpeza do trato vocal”, explica, lembrando que a água também é benéfica em todos os sentidos.

Entre os vilões para a voz estão o chimarrão, o café e o chá preto devido à cafeína e a temperatura que geralmente é alta. Da mesma forma, o cigarro, suco de limão puro e vinagre para gargarejo não fazem bem pra voz. As pastilhas para garganta até dão uma sensação de alívio, mas é momentâneo e não faz bem para a voz.

20161024_111518

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *