Tuberculose em debate no simpósio do Hospital Centenário

 

20160630_185845O simpósio Atualização Clínica, Terapêutica e Epidemiológica (HIV/Aids, DST e tuberculose) lotou o auditório da Oncologia Centenário na noite de quinta-feira para tratar sobre a tuberculose, assunto que vem sendo frequente em hospitais de todo o mundo e causando preocupação entre os profissionais. A relação do HIV/Aids e DST com a tuberculose foi abordada pelo médico Paulo Behar que é professor infectologista da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), com participação do médico infectologista do Hospital Centenário Gabriel Rossetto e representantes do Serviço de HIV, Aids e DST de São Leopoldo.

20160630_185829  Sinais sistêmicos, formas de transmissão, diagnósticos, tratamentos e co-infecção HIV-TB estiveram entre os tópicos abordados. Curiosidades como a média no número de casos por ano no Rio Grande do Sul ser maior que a média do Brasil chamou a atenção da estudante Ana Paula da Silva. “Deve ser por causa de nosso clima bastante úmido”, disse ela, recebendo a resposta positiva do palestrante. “Não sabemos quais os reais motivos, mas provavelmente seja em função da nossa unidade sim”, respondeu o palestrante.

20160630_192312Segundo o diretor médico da Fundação Hospital Centenário e infectologista Breno Milman, idealizador do evento, o simpósio superou as expectativas de participação e ele já faz planos para a próxima edição do encontro. “Temas relacionados à saúde são sempre importantes e percebemos um grande interesse da comunidade nisso. Vamos continuar com os simpósios, trazendo temas atuais, convidando profissionais renomados e ajudando a preparar nossos futuros profissionais da área da saúde”, finalizou ele, que também ressaltou a qualidade da palestra apresentada pelo infectologista Paulo Behar.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *